Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C1233- SPED ECD – Empresas que controlam os estoques através da Digitação de Estoques com contas do grupo Ativo.

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo orienta sobre a Geração do SPED Contábil ECD com contas do Ativo controladas na rotina Digitação de Estoques.

Informações Adicionais: A partir da versão 7.0.3 do PGE a Receita passou a aplicar uma regra de validação que verifica se os valores das linhas de detalhes da DRE no registro J150 estão correspondentes aos encontrados no registro de saldos I155 e I355.

Desta forma ao controlar os estoques em contas patrimoniais do Ativo e parametrizá-las na tabela de Demonstração, o código aglutinador é gerado para estas contas, o que causa erros na validação do SPED visto que a correspondência entre os registros J150 (DRE) e os registros de saldos (I155 e I355) é calculada através do código aglutinador das contas.

Ao validar o arquivo será apresentado o seguinte erro:

50.PNG

Resolução

Realize os seguintes procedimentos:

1- Informe a(s) conta(s) do grupo de resultado para transferência dos saldos relativos aos estoques.

IMPORTANTE: Em empresas que realizam mais de uma apuração de custos, para cada conta do grupo ativo utilizada na digitação de estoques deverá ser informada uma conta diferente de resultado para transferência dos estoques.

mceclip2.png

Para a apuração dos custos das mercadorias vendidas, está vinculada a conta ‘11401 – Mercadorias para Revenda’, sendo que o resultado final dos Custos totaliza na conta ‘Custos das Mercadorias Vendidas’ da DRE (vide imagem acima).

Para a apuração dos serviços, está vinculada a conta ‘11601 – Custos dos serviços prestados’, sendo que o resultado final dos Custos totaliza na conta ‘Custos dos Serviços-Imóveis Vendidos’.

Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Digitação de Estoques

ARTIGO1.PNG

mceclip3.png

Importante mencionar que essa conta não deve ter lançamentos/saldos.

Se precisar criar essa conta, recomendamos que ela fique no grupo de Custos do Plano de Contas, exemplo:

ARTIGO1.PNG 

Plano SPED ECF

2 – Realize o relacionamento da(s) conta(s) utilizada(s) para a apuração dos estoques.

Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED > Plano SPED ECF

ARTIGO1.PNG

Conforme orientação do manual da ECF toda as contas que tiveram movimento no período precisam ser relacionadas, exceto a conta transitória utilizada para apuração do resultado do exercício.

50.PNG

50.PNG

Encerramento de Exercício Social

3- Realize a exclusão dos lançamentos de encerramento e em seguida processe-os novamente para que os lançamentos de transferência e de encerramento sejam atualizados.

Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento de Exercício Social

Ao realizar este procedimento o programa irá realizar automaticamente os lançamentos de transferência dos Estoques Iniciais e Estoques finais constantes na rotina Digitação de Estoques e apurar o saldo da respectiva conta para que este seja incluído nos lançamentos de encerramento.

Primeiro os lançamentos serão transferidos da conta do Ativo para a conta de Resultado conforme consta na Digitação de estoques.

ARTIGO1.PNG

E na sequência será incluído aos demais lançamentos de encerramento, um lançamento contendo o saldo apurado de estoques.

ARTIGO1.PNG

Após terem sido refeitos os lançamentos de encerramento, ao visualizar a listagem dos lançamentos gerados será possível visualizar os lançamentos de transferência dos estoques, realizados da conta do Ativo para a conta de resultado informada na digitação de estoques, assim como os lançamentos de transferência para encerramento das contas de resultado.

ARTIGO1.PNG

4- Gere o arquivo SPED Contábil ECD e valide:

Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED > SPED Contábil ECD

O arquivo SPED deve ser gerado normalmente conforme parâmetros estabelecidos pelo usuário.

Com isso, após ter realizado o encerramento e gerar a ECD, o sistema vai verificar cada conta de resultado que está vinculada na Digitação De Estoques e gerar o código de aglutinação da linha correspondente da DRE, ou seja:

  • Conta 11401 – MERCADORIAS PARA REVENDA

-> Conta de Resultado 43102

-> Gera o aglutinador correspondente à conta Custos das Mercadorias Vendidas da DRE

  • Conta 11601 – CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS

-> Conta de Resultado 43105

-> Gera o aglutinador correspondente à conta Custos dos Serviços-Imóveis Vendidos

E então o PGE conseguirá fazer a composição dos saldos dos registros J150 corretamente, não gerando mais inconsistências relacionadas à apuração dos estoques.

50.PNG

50.PNG

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 2 de 3

Comentários