Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S2392- Posição de Férias – Relatório por período aquisitivo

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP) 

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar sobre a utilização da rotina posição de férias. A nova funcionalidade conta com a geração de um relatório gerencial de férias apresentando uma visão detalhada por período aquisitivo vencido e a vencer para cada funcionário.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Gerenciamento de Grupos e Usuários

1- Os usuários devem liberar permissão da rotina através das Configurações > Gerenciamento de Grupos e Usuários.

2- Localize a rotina através do caminho: Folha de Pagamento > Processamentos > Férias > Posição de Férias

Dúvidas, acesse o artigo: S68-Liberando permissão de acesso do usuário para Empresas e Rotinas

Posição de Férias

1– Acesse Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Férias > Posição de Férias

50.PNG

 

Para realizar o processamento, ao acessar a rotina os seguintes campos devem ser parametrizados:

  • Referência: informe uma data limite para o processamento dos períodos a serem consultados.
  • Empresa: indique uma empresa específica ou tecle enter para que a consulta seja realizada para todas as empresas.
  • Funcionário: quando selecionada uma empresa, é possível selecionar apenas um funcionário para consulta.
  • Limite de Concessão: determine o parâmetro a ser considerado para impressão da data limite de concessão das férias, podendo ser:
    • Saldo: Esta opção considera a quantidade de dias do saldo de férias do período aquisitivo para definir a data limite para concessão das férias. 

Exemplo:

 

50.PNG

Para identificar a data limite de concessão é realizada a contagem retroativa considerando o saldo de 10 dias de férias que antecedem o último dia do término do próximo período aquisitivo.

50.PNG

 

  • 30 dias: A data limite de concessão será apurada considerando 30 dias que antecedem o último dia do término do próximo período aquisitivo.
  • 60 dias: A data limite de concessão será apurada considerando 60 dias que antecedem o último dia do término do próximo período aquisitivo. 
  • Tipo de Férias: Selecionar o tipo de apuração a ser realizada:
    • Vencido: somente períodos aquisitivos já vencidos até a data de referência informada.
    • À vencer: somente períodos aquisitivos à vencer até a data de referência informada.
    • Todos: períodos aquisitivos vencidos e à vencer até a data de referência informada.

Após parametrização, basta clicar no botão ‘Pesquisar para que o sistema realize o processamento. 

2- Com o resultado do processamento apresentado na grid, é possível fazer a ordenação por colunas clicando sobre o título da coluna, ou ainda aplicar filtros pré-definidos ou personalizado clicando no ícone de ‘filtro’ localizado no título da coluna:

 

50.PNG

 

3- Na grid, além dos dados como nome do funcionário, divisão de RH, período aquisitivo e limite de concessão das férias, também serão apresentadas as seguintes informações:

 

50.PNG

 

  • Situação: Demonstra a condição do período aquisitivo processado, podendo ser:
    • À vencer: demonstrado para período aquisitivo que ainda não está completo, ou seja, um período proporcional de férias.
    • Vencido: apresentado quando o período aquisitivo em questão já venceu.
    • Perdido (Afastamento): será apresentado quando o período de férias foi perdido em virtude de afastamento(s) superior(es) a 180 dias no decorrer do período aquisitivo.
    • Perdido (Faltas): exibido quando o período de férias foi perdido em decorrência de faltas ocorridas no curso do período aquisitivo.
  • Direito: Apresenta a quantidade de dias de direito de férias conforme a quantidade de avos do período aquisitivo do funcionário.
  • Quitado: Quantidade de dias de férias já concedidas referentes ao período aquisitivo (dias de descanso + abono se houver).
  • Faltas: Apresenta a quantidade de faltas injustificadas ocorridas no decorrer do período aquisitivo. São consideradas as faltas em dias acumuladas na ficha financeira do funcionário e as faltas em horas, quando nos parâmetros do Recibo de Férias o indicador ‘Deduz faltas acumuladas em horas’ estiver preenchido com ‘Sim’.
  • Perdido: Refere-se à quantidade de dias de férias perdidos em decorrência de faltas ou afastamento(s) previdenciário superior(es) a 180 dias. Para considerar a quantidade de dias perdidos em decorrência de faltas, o sistema considera a tabela de faltas injustificadas determinada pela legislação (integral e proporcional).
  • Saldo: Exibe a quantidade de dias de férias que o funcionário faz jus referente àquele período aquisitivo. O saldo é apurado subtraindo do total de dias de direito, os dias apresentados nos campos ‘Perdido’ e ‘Quitado’. 

4 – Por meio do botão ‘Imprimir’ é possível emitir o relatório de posição de férias e através do botão ‘Excel’, gerar uma planilha com o conteúdo da grid. Além dos campos contidos na grid, a planilha apresentará também campos adicionais para que seja possível informar a data de programação das férias, dias de férias e dias de abono:

 

50.PNG

50.PNG

 

Observação: 

Será apresentado também o funcionário intermitente no relatório, pois o pagamento mensal proporcional de férias não altera o controle ao direito de descanso ao final de 12 meses, a necessidade de controle de férias do intermitente é igual ao dos demais trabalhadores.

Para mais informações acesse: S2400- Trabalho Intermitente - Recibo de Férias zerado

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 2 de 6

Comentários