Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo contém o esclarecimento sobre a finalidade da opção digitação em lote apresentado na rotina da Digitação dos Lançamentos.
Informações adicionais: não se aplica.
Resolução
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Digitação dos Lançamentos
Essa opção pode ser acionada no botão disponível abaixo:
A finalidade é minimizar possíveis erros de digitação, principalmente nos campos relativos a valores, podendo ser muito utilizada por empresas que efetuam a classificação dos fatos administrativos por meio de planilhas (ou lotes) específicas, compostas por uma quantidade determinada de lançamentos, com a respectiva totalização geral.
Para efeito de totalização, poderão ser considerados os seguintes itens:
2- Após definir os mesmos, informe o Valor da Soma.
Número do Lote
Trata-se de um campo opcional. Informando o mesmo, poderá ser identificada a planilha que está sendo digitada, através da qual será armazenada uma quantidade determinada de lançamentos. Pode ser utilizada de duas formas:
Automática: Ao término da digitação de cada lote, sua numeração será alterada pelo programa de forma crescente, iniciando-se do número 00001. Para utilizála, a opção Numerar Automaticamente deverá estar habilitada.
Informado: Ao término da digitação de cada lote, a numeração deverá ser alterada. É importante destacar que o número 99999 não será aceito pelo programa, uma vez que o mesmo é utilizado internamente durante a geração dos lançamentos de encerramento, por meio do programa Encerramento de Exercício Social (mais detalhes, consulte tópico correspondente).
Após a definição de todos os parâmetros, clique sobre o botão OK para iniciar o controle, sendo que a Soma de Lote será atualizada a cada lançamento gravado.
Ao término da digitação de determinado lote, caso seja encontrada alguma diferença, será apresentada a mensagem:
Logo, deverá ser impressa a listagem mencionada a fim de identificar o lançamento digitado incorretamente e corrigi-lo.
Observação: Não havendo diferença, será apresentada a mensagem:
Comentários