Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S2124- Trabalho Intermitente - Digitação de Variáveis

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar sobre a rotina Digitação de Variáveis para trabalhador intermitente no sistema Prosoft.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Digitação de Variáveis

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Controle de Variáveis > Digitação de Variáveis

2- Informe processamento Mensal e o período composto por mês e ano.

Atenção!

  • Para os tipos de digitação: Adiantamento, Periódico, 13º Salário: Adiantamento, Primeira Parcela e Segunda Parcela, o programa não permite a digitação para funcionário intermitente, com categoria 111.
  • As opções “Variáveis Funcionários”, “Evento Fixo”, “Evento em Lote”, “Liberar Férias” e “Integrar-Prosoft” não estão disponíveis para o trabalhador intermitente.
  • A funcionalidade existente na rotina Atual, "Variáveis Fixas", será contemplada na opção: Consultar/Imprimir > Variáveis.

 

Cadastro do Funcionário

Para realizar a digitação de variáveis para trabalhador intermitente é necessário que no cadastro em Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Cadastro do Funcionário esteja com a categoria 111 na Categoria do Trabalhador em Admissão e Demissão.

1.png

  • Variáveis Empresas

1- Informe o código da empresa

2- Selecione o check-box "Considerar trabalhador intermitente?" para que as variáveis digitadas para a empresa possam ser consideradas para o trabalhador intermitente. Quando marcada essa opção, a variável informada será atribuída para todas as convocações do funcionário na competência.

3- Ao incluir um evento na grade, a coluna “Considera Intermitente” indicará se quando o evento foi lançado o indicador "Considerar trabalhador intermitente?" estava ou não selecionado.

2.png

  • Evento Informativo

A digitação de Evento Informativo para o trabalhador intermitente poderá ser realizada por funcionário ou por divisão de RH.

Quando optado pela digitação por Funcionário, deverá ser informada uma convocação. A convocação é cadastrada em Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Manutenção de Convocações – Intermitente.

Ao selecionar o tipo de digitação por Divisão de RH o indicador “Considerar trabalhador intermitente?”  poderá ser selecionado para que o evento informativo lançado seja considerado também para os trabalhadores intermitentes.

3.png

  • Trabalhador Intermitente

Através desta opção é possível a inserção de variáveis para o cálculo dos recibos de pagamento do trabalhador intermitente, ou seja, trabalhadores com categoria 111 (Empregado – Contrato de trabalho intermitente). A informação inserida será considerada apenas para o funcionário selecionado.

4.png

Lançamento das variáveis:

1- Informe a empresa. As empresas são listadas nesta rotina conforme o Cadastro de Empresas, localizado em Parâmetros Gerais> Cadastros> Cadastros de Empresas

2- Selecione o Funcionário. Serão listados apenas os trabalhadores que no “Cadastro do Funcionário” a categoria seja correspondente ao trabalhador intermitente. 

3- Selecione a Convocação para qual o evento será lançado.

4- Em Dados do Evento informe o código do evento e a sua referência de acordo com a rotina do evento.

Por meio do botão “Consultar Informações” é possível consultar os eventos definidos para utilização no recibo do trabalhador intermitente. A parametrização destes eventos é definida nos Parâmetros Gerais, localizado em Folha de Pagamento> Parâmetros> Parâmetros Gerais.

5.png

A gravação das variáveis é realizada conforme inserção dos eventos.

Alteração de variáveis

Caso necessário realizar alteração de um evento já gravado, clique duas vezes sobre o evento.

6.png

Importante!

Quando selecionado um funcionário intermitente e uma convocação que já possui recibo na competência, será exibida uma mensagem de alerta informando a existência de recibo para o funcionário, permitindo a exclusão do recibo para que seja possível prosseguir com a digitação da variável. Ao optar pela exclusão, tanto o recibo de pagamento da convocação selecionada quanto o resumo de tributos da competência serão excluídos.

Havendo recibo(s) posterior(es) e com o mesmo período de apuração ao que está sendo solicitada a exclusão, o sistema apresentará um alerta orientando sobre a necessidade de reprocessamento do(s) recibo(s) posterior(es) para que não haja divergências nos valores das bases de cálculo do INSS e IRRF.

  • Exclusão de variáveis

Para realizar a exclusão de uma única variável, após os eventos serem carregados na grade, selecione-a e tecle DEL ou DELETE. Esse procedimento poderá ser realizado quando selecionada uma convocação específica e também quando não selecionada uma convocação.

7.png

Caso necessário excluir todas as variáveis de uma convocação específica, basta acionar o botão excluir após os eventos serem apresentados na grade.

Para excluir as variáveis de todas as convocações de um funcionário específico, deixe o campo convocação e branco e clique no botão excluir, deste modo as variáveis de todas as convocações gravadas na competência serão excluídas.

8.png

  • Cópia de variáveis

Por meio do botão “Copiar” é possível efetuar a cópia das variáveis da convocação anterior para a convocação selecionada.

9.png

Em Excluir > Variáveis poderão ser excluídas todas as variáveis de uma determinada empresa. Quando o evento estiver relacionado a um trabalhador intermitente, para melhor identificação será apresentado o código da convocação para qual o evento foi lançado.

10.png

Na opção Consultar/Imprimir > Variáveis é possível consultar as variáveis gravadas para o trabalhador intermitente identificando por meio da coluna “Convocação”. O código da convocação para qual foi digitado o evento, e na coluna “Origem”, observe de onde originou o evento gravado (exemplo: variáveis trabalhador intermitente).

11.png

Na opção Consultar/Imprimir > Imprimir Variáveis é possível emitir a “Listagem de Variáveis”. Este relatório apresenta os lançamentos de variáveis realizados para todos os funcionários na competência. Havendo variáveis para o trabalhador intermitente, as informações serão apresentadas separadas por convocação:

12.png

  • Ponto Eletrônico

Os lançamentos oriundos dos registros de ponto do trabalhador intermitente poderão ser importados para as variáveis por meio da opção Ponto Eletrônico para isso, o arquivo extraído do relógio de ponto deve conter o código da convocação (para saber a posição desta informação no arquivo de ponto, imprima/consulte o layout padrão), deste modo quando realizada a integração das variáveis selecionando o tipo de layout “Padrão”, as variáveis serão gravadas distintamente para cada convocação que o funcionário possui na competência.

Se o ponto eletrônico utilizado possuir um layout diferente do padrão Prosoft, utilize a opção “Outro” e informe no campo “Convocação” a posição do arquivo onde se inicia o código da convocação do trabalhador.

13.png

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários