Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como gerar a integração do PIS e COFINS na contabilidade referente aos Serviços.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Cadastro de Empresas:
1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
- Plano de Contas: Deve ser informado com o início de vigência e é utilizado para criação dos Códigos de Lançamento de Integração (C.L.I).
- Indicadores Integração - Habilite a opção Sim, caso contrário indica que a empresa não efetua nenhum tipo de integração.
- Tabela de Serviços - Deve ser informado a respectiva tabela.
Lançamentos para Integração:
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamentos para Integração
É por meio dessa rotina que são definidos quais os valores devem ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos.
Ao acessar a rotina, a seguinte tela será apresentada:
- Plano - Indica o plano de contas utilizado pela empresa. Para cada plano de contas, deve ser criada uma tabela.
- Sistema - Indica a opção Livros Fiscais.
2- Para iniciar a criação dos Códigos de Lançamento de Integração (C.L.I) acione o botão Novo, para que a tela a seguir seja apresentada:
Nessa tela serão feitas as inclusões dos C.L.I´s, de acordo com a necessidade de cada empresa.
- Rotinas de Integração: 05 - Serviços: Por meio desta opção são criados todos os C.L.I.´s relacionados a todos os valores disponíveis nas notas fiscais de serviços prestados.
- Grupo: Campo livre.
- Classificador: Campo livre. A definição de tais classificadores deverá ficar a critério do usuário, podendo ser utilizado o intervalo de 0000 a 9999.
- Descrição: Deve ser informado um título para facilitar a identificação do C.L.I., sendo que o mesmo não exercerá nenhuma influência sobre a integração.
- Valores: Por meio desse botão, é possível desmembrar os valores que compõem a nota fiscal, permitindo que cada um deles possa ser vinculado a um lançamento contábil, conforme critério de cada usuário.
Após selecionar o tipo de valor, basta informar os códigos de acesso das contas contábeis devedoras e credoras, os c/custos correspondentes (se houver) e o histórico dos lançamentos.
Escrituração:
1- Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração
As notas fiscais devem ter informação referente aos serviços.
2- Informe o C.L.I. no campo Int.Ctb, conforme cadastro efetuado na Tabela de Lançamentos para Integração.
Consulta da Apuração:
1- Acesse: Fiscal > Apuração > Consulta da Apuração
2- Apure o valor referente ao período.
3- Salve e encerre o período.
Atenção: A apuração de PIS/COFINS passa a ser OFFLINE.
Bloqueio - Digitação de Notas:
1- Acesse: Fiscal > Rotinas Auxiliares > Bloqueio - Digitação de Notas
2- Bloqueie o período.
Módulo Fiscal:
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Módulo Fiscal
2- Os parâmetros podem ser cadastrados empresa por empresa ou geral para todas as empresas. Para parametrizar empresa por empresa, informe o Código da Empresa a ser parametrizada e os parâmetros de acordo com a necessidade. Para parametrizar utilizando o mesmo parâmetro para todas as empresas, estando no processo de Parâmetros, pressione Enter sobre o campo para informar o Código da Empresa que é apresentado na descrição Todas as Empresas.
3- Os parâmetros devem ser informados na rotina Módulo Fiscal, conforme tela abaixo:
- Lançamento das Notas - Deve ser selecionado os tipos de notas que a empresa tem movimentação no módulo fiscal.
Lançamento das Notas, esse campo tem como ênfase demonstrar de qual tipo de nota o lançamento de ISS será integrado. (relacionar esse campo conforme opções do campo Lançamento das Notas).
- Lançamento Aprop.Imposto - Essa opção é um complemento do campo.
- Lançamento por Nota - O programa gera um lançamento para cada nota fiscal que tiver o código de integração informado.
- Lançamento Diário - O programa soma todas as notas fiscais dia a dia e gerar um lançamento por dia.
- Lançamento Mensal – o programa irá gerar um lançamento somando todas as notas fiscais do mês.
Informações Auxiliares:
- Com nome de Cliente - Ao selecionar essa opção, o nome do cliente é informado no histórico do lançamento.
- Centraliza Terceiros na Matriz - Ao selecionar essa opção, o programa gera os lançamentos que tenham CNPJ de uma filial para o CNPJ da sua Matriz. Lembrando que o terceiro só será gerado junto ao lançamento da nota, quando as contas relacionadas tiverem relacionamento a terceiros.
4- Informe na guia PIS/COFINS, os CLIs cadastrados na Tabela de Lançamentos para integração.
Gerar a Integração:
Na Geração dos Lançamentos de Integração, é possível selecionar todos os campos e integrar todas as informações de uma única vez ou marcar somente a informação que deseja integrar no momento, isso no campo Rotinas de Integração.
- Data do Lançamento: O campo data dos lançamentos é usado para os lançamentos que forem ser integrados pela opção Mensal.
- Grava Origem dos Lançamentos: Os registros que compuseram os lançamentos de integração, passam a ser gravados na rotina Manutenção de Lançamentos de forma analítica.
Obs.: Considerando válida a verificação do parâmetro das guias: Notas Fiscais (de Entrada e/ou de Saída), Serviços Prestados, Serviços Tomados e Mapa Resumo ECF, para estas Rotinas de Integração, somente serão gravadas a origem dos lançamentos, caso o modo de contabilização seja Mensal ou Diário.
É possível executar a integração selecionando uma empresa, todas as empresas de uma única vez e selecionar uma quantidade de empresas que estejam em sequência crescente.
Após a geração dos lançamentos, é apresentada uma tela com os processos efetuados, alertando sobre os lançamentos que não foram gerados, devido falta de C.L.I., ou algum parâmetro que foi esquecido.
Liberação:
Essa opção serve apenas para consultar os lançamentos que foram gerados e estão aguardando a confirmação para integração, a qual deve ser realizada por meio da rotina Manutenção de Lançamentos de Integração.
5- Informe o Mês/Ano do Movimento e a Empresa Inicial e Empresa Final, confirme a geração por meio de o botão Processar. São apresentados em tela os lançamentos, podendo ser visualizados em relatório, por meio de o botão Visualizar Relatório.
Manutenção de Lançamentos de Integração:
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Manutenção de Lançamentos de Integração
Após a integração ser efetuada, os lançamentos devem ser liberados para a contabilidade por meio da rotina - Manutenção de Lançamentos de Integração.
Comentários