Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C678-Geração do arquivo MANAD Contábil

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo contém as instruções para a Geração do arquivo Magnético Manad - Portaria SRP 58/2005 e IN SRP 12/2006, incluindo as parametrizações e a geração do arquivo.

Informações Adicionais: Este arquivo não é definitivo para entrega ao Fiscal, pois o mesmo deve conter informações de todos os módulos (Folha de Pagamento, Controle de Sócios, Controle de Autônomos, Contabilidade e Livros Fiscais), sendo que o arquivo final deve ser criado no módulo Parâmetros Gerais. De qualquer forma, é obrigatória a execução deste programa para que todos os dados da contabilidade sejam preparados. 

Resolução

Informe de Rendimentos do Sócio 

1- Acesse: Contábil> Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos> SRP> Arquivos Magnéticos SRP/58 

2- Ao acionar a rotina, a tela de preparação do arquivo será apresentada, onde deverá informar o código da empresa desejada para a geração, podendo utilizar o botão ao lado do campo de código para efetuar a pesquisa. 

mceclip0.png

Período: Informe o período de geração do arquivo. Para cada período selecionado, será gerado um arquivo texto, não sendo necessário gerar o arquivo mês a mês, ou seja, ao informar o período de Janeiro até Dezembro, serão gerados 12 arquivos texto contendo todas as informações.
As competências Inicial e Final não precisam estar dentro do exercício indicado no F3 – Configuração de Pastas – ou seja, se o período desejado refere-se ao período de 01/2009 a 12/2009 e o F3 está configurado para o exercício de 2013, o programa irá gerar os arquivos com as informações referentes às competências indicadas.

Data de Atualização: Deve ser indicado o primeiro dia da competência em que os arquivos estão sendo gerados. Isso indica que os mesmos sofreram alguma alteração após a data de inclusão.

 

Arquivo Gerado

1- Acesse: Rede\ProEmpxx\SRP\Arquivos

2- O arquivo criado é CTBmmaaaa.eeee, onde:

  • CTB: refere-se a uma informação fixa;
  • mm: refere-se ao mês da competência;
  • aaaa: refere-se ao ano da competência;
  • eeee: refere-se ao Código da Empresa

 mceclip1.png

Importante!

É importante ressaltar que esses não são os arquivos que serão validados no Programa Validador SVA, caso tente validar esses arquivos serão apresentados erros de estrutura.

Arquivos Magnéticos SRP/58

1- Acesse: Emissão de Guias e Relatórios Legais > Arquivos Magnéticos SRP/58

O objetivo dessa rotina é unificar os arquivos digitais de acordo com a portaria MPS/SRP No. 58/2005 e IN SRP 12/2006, gerados pelos módulos Folha de Pagamento, Controle de Sócios, Controle de Autônomos e Contabilidade. A geração do arquivo final é o que deverá ser entregue para a fiscalização. O fornecimento dos arquivos com conteúdo solicitado se dá aos órgãos competentes, sempre que necessário por eventual solicitação fiscal. 

mceclip2.png

2- Informe o código da empresa desejada para a geração, podendo utilizar o botão ao lado do campo de código para efetuar a pesquisa. Só pode ser selecionadas empresas com tipo de personalidade Jurídica, conforme o Manual Normativo de Arquivos Digitais – MANAD.

3- Informe o período desejado para a geração do arquivo. As competências Inicial e Final não precisam estar dentro do exercício indicado no F3 – Configuração de Pastas, ou seja, se o período desejado é de 01/2004 a 12/2004 e o F3 está configurado para o exercício de 2011 o programa irá gerar os arquivos com as informações referentes às competências indicadas. 

4- Selecione o código da finalidade do arquivo a ser gerado, conforme especificações do MANAD Tabela 5 – Finalidade do Arquivo.

5- Deverão ser informados todos os dados solicitados em tela, visto que tais informações também serão utilizadas para a geração do arquivo.

6- Caso a escrituração de matriz e suas filiais sejam centralizadas, deve ser respondido SIM, neste caso são unificados os arquivos de todas as empresas (matriz e filiais) para entrega à fiscalização.

7- O validador S.V.A permite validar o arquivo texto conforme a Portaria 58/2005 e conforme a Instrução Normativa 12/2006, para gerar é necessário selecionar a opção SRP 58/2005 ou SRP 12/2006.

Arquivo Gerado

1- Acesse: Rede\ProEmpxx\SRP

2- O arquivo gerado contém o nome SRPmmaammaa.eeee, onde:

  • SRP, refere-se a uma informação fixa;
  • mmaa, refere-se à competência inicial;
  • mmaa, refere-se à competência final;
  • eeee, refere-se ao Código da Empresa;

mceclip3.png

Esse é o arquivo que deve ser validado pelo Programa Validador SVA da RFB. De acordo com o leiaute selecionado.

mceclip4.png

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários