Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste artigo são demonstrados os parâmetros no Cadastro de Empresas, a criação do CLI para o sistema Cálculo do IRPJ, a Tabela de Integração de Valores IRJ/CTB, a Emissão de DARFs e geração dos lançamentos de provisão para os casos em que o valor a recolher seja zerado, Consulta dos Lançamentos Integrados e a Liberação do Lançamentos de Provisão a Contabilidade.
Informações Adicionais: Não é possivel gerar novamente a integração separamente da Matriz e da filial, quando a provisão já for processada consolidada.
Resolução
1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
2- Clique na guia Contábil > Informações Gerais
3- Verifique se o Plano de Contas está informado corretamente com o seu início de vigência.
4- Clique na guia e habilite a opção "Sim" para o campo "Integração?".
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamentos para Integração
2- Cadastre o Código de Integração (CLI) para o sistema Cálculo do IRPJ.
1- Acesse: Contábil > Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas > Cadastros e Tabelas > Integração de Valores IRJ/CTB
2- Informar o Plano de Contas a ser utilizado. No campo Empresa, é possível deixar a informação em branco, desta forma, os parâmetros informados serão válidos para todas as empresas.
IMPORTANTE!
Uma vez criada a tabela com Parâmetros válidos para todas as Empresas, a forma de Consulta e Inclusão, Alteração ou Exclusão, deve seguir o mesmo padrão, ou seja, sem informar nenhuma empresa. Caso seja informada a empresa, será criado uma tabela específica, pois a mesma não será mais utilizada nos parâmetros válidos para todas as empresas. Dessa forma, caso seja informado indevidamente o código da empresa, deve-se responder NÃO e acessar a rotina novamente sem informar empresa.
3- Acione o Botão Novo, para que a tela de Manutenção seja apresentada.
Nessa tela, o usuário deve definir o Regime de Tributação, o Tipo do Imposto e a Descrição do Valor que deseja integrar.
No Campo Código de Integração, são apresentados todos os C.L.I's criados na rotina de Tabela de Lançamentos de Integração para que o usuário indique o CLI correto para tipo de Imposto.
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas > Processamentos > Cálculo do Lucro Presumido
2- Informe a empresa e os valores (caso ainda não tenham registros)
3- Clique no botão para geração do Darf
Após criação da Tabela de Integração de Valores IRJ/CTB, ao emitir o DARF do Tributo de acordo com o Regime de Tributação da empresa, a opção de Provisão será habilitada.
Será Disponibilizado também a geração dos lançamentos de provisão para a contabilidade, nos casos em que o valor a recolher estiver zerado e não houver DARF a emitir, devido digitação de compensações dos impostos. Neste caso, o botão de emissão de DARF não será habilitado.
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Manutenção de Lançamentos de Integração
2- Depois de emitido o DARF com a opção Gera Lançamento de Provisão habilitada, verifique o lançamento na rotina Manutenção de Lançamentos de Integração e em seguida, realizar a liberação para a Contabilidade.
3- Para liberar clique no botão para a liberação dos lançamentos para a contabilidade. Ao liberá-los os lançamentos são apresentados na cor verde.
Após realizar a liberação dos lançamentos para a Contabilidade, caso o usuário deseje, poderá consultar os lançamentos dentro da rotina Digitação dos Lançamentos através da opção Alteração dos Lançamentos.
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Digitação dos Lançamentos
2- Informe a empresa e clique no botão alterar pra localizar os lançamentos
Comentários