Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C399-SPED ECF - Geração do bloco X

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar como gerar o bloco X no SPED ECF.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

SPED ECF:

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos e Magnéticos > SPED > SPED ECF

- Geração Bloco X

Os dados deste registro são obtidos a partir da inclusão de valores manualmente na rotina ou pela importação de valores de Saldos Contábeis de contas previamente parametrizadas.

 

- Demonstração da Origem e Aplicação de Recursos

Para gerar as informações do Bloco X, registro X390, deve-se acessar a opção X - Informações Econômicas da tela do Gerenciador e, em seguida, selecione a opção X390 - DOAR Cálculo - Imunes e Isentas.

- Campos da Tela

Contribuições de Associados ou Sindicalizados: possibilita inserir o valor correspondente às Contribuições de Associados ou Sindicalizados.

Receita da Venda de Bens ou da Prestação de Serviços: Possibilita inserir o valor correspondente à Receita da Venda de Bens ou da Prestação de Serviços.

Rendimentos de Aplicações Financeiras de Renda Fixa: Possibilita inserir o valor correspondente aos Rendimentos de Aplicações Financeiras de Renda Fixa.

Ganhos Líquidos Auferidos no Mercado de Renda Variável: Possibilita inserir o valor correspondente aos  Ganhos Líquidos Auferidos no Mercado de Renda Variável Fixa.

Doações e Subvenções: Possibilita inserir o valor correspondente às Doações e Subvenções.

Outros Recursos: Possibilita inserir o valor correspondente aos Outros Recursos.

Total: Apresenta o valor do imposto calculado correspondente à soma dos valores de origem dos recursos.  Também permite que o valor seja alterado, a critério do usuário.  

Ordenados, Gratificações e Outros Pagamentos, Inclusive Encargos Sociais: Possibilita inserir o valor correspondente a Ordenados, Gratificações e Outros Pagamentos, Inclusive Encargos Sociais.

IR Retido sobre Rendimentos de Aplicações Financeiras de Renda Fixa: Possibilita inserir o valor correspondente ao IR Retido, sobre Rendimentos de Aplicações Financeiras de Renda Fixa.

IR Retido ou Pago sobre Ganhos Líquidos Auferidos no Mercado de Renda Variável: Possibilita inserir o valor correspondente ao IR Retido ou Pago, sobre Ganhos Líquidos Auferidos no Mercado de Renda Variável.

Taxas e Contribuições: Possibilita inserir o valor correspondente aos Impostos, Taxas e Contribuições.

Despesas de Manutenção: Possibilita inserir o valor correspondente às Despesas de Manutenção.

Outras Despesas: Possibilita inserir o valor correspondente às Outras Despesas.

Total: Apresenta o valor do imposto calculado correspondente à soma dos valores de aplicações dos recursos. Também permite que o valor seja alterado, a critério do usuário.

SUPERAVIT/DEFICIT: Apresenta o valor do imposto calculado correspondente à diferença entre o Total das Origens dos Recursos e o Total das Aplicações dos Recursos. Também permite que o valor seja alterado, a critério do usuário.

 

Integrando os Saldos Contábeis

É possível realizar o preenchimento do registro X390 - DOAR a partir do movimento existente nos Saldos Contábeis. Para isso, será necessário definir de quais contas contábeis devem ser obtidos os valores de cada linha.

Sendo assim, para obter estes valores automaticamente, clique no botão integração para que seja possível parametrizar as contas contábeis e assim obter os respectivos valores.

Ao clicar no botão integração, é exibido um formulário para preenchimento:

Em todos os campos da tela são exibidas as contas contábeis do plano de contas da empresa selecionada, a partir do acionamento dos campos com o clique do mouse, com F12 ou simplesmente digitando o código da conta contábil diretamente no campo. 
Se optar por digitar um código diretamente no campo e o conteúdo digitado não corresponder a uma conta contábil cadastrada no Plano de Contas, a rotina exibe uma mensagem de alerta e aguardará a digitação de uma nova conta contábil. 
O preenchimento total da tela é opcional, ao selecionar ao menos uma das opções, todas as funcionalidades dos botões são habilitadas.  
Após definir as informações na tela, acione o botão Processar, para integrar os valores dos saldos das contas parametrizadas. O processo de integração de valores corresponderá à identificação do Saldo das Contas Contábeis, ou dos Saldos das Contas Contábeis Consolidados.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários