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E223-Gerenciamento de pedidos de compras

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Sumário

Sistema: Conemp / GFC Small

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com o gerenciamento do Pedido de Compras, incluindo os procedimentos para inclusão, transformar em Nota Fiscal, liberar autorização e cancelar Pedidos.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Inclusão de Novo Pedido de Compras:

1- Acesse: Conemp > Compras > Pedido de Compras ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Digitação de Pedidos

2- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela, clique sob o ícone Novo.

3- Preencha os campos:

  • Fornecedor
  • Requisição 
  • Local de Estoque
  • Conta Operação
  • Data do Pedido

4- Para incluir Mercadorias ou Serviços clique sob o campo Adicionar.

5- Ao selecionar a opção para incluir Mercadoria e/ ou Serviço serão solicitados as informações:

  • Código e Descrição Produto
  • Unidade de Medida
  • Quantidade
  • Valor unitário
  • Alíquota de ICMS, IPI

6- Após o preenchimento, clique em Confirma.

7- Na guia Informações Adicionais é possível incluir os dados complementares do Pedido.

8- Na guia Entrega/Transporte pode ser informado os dados de entrega.

Importante: Nesta guia serão informados somente os dados da Transportadora.
O Frete é informado somente na chegada do pedido, ou seja, na rotina de Nota Fiscal de Entrada.

9- Na guia Forma de Pagamento selecione como será o pagamento e clique no campo Calcular Parcelas.

10- Após o preenchimento, clique em Salvar.

Após Salvar o Pedido de Compras é possível transformá-lo em Nota de Entrada.

Transformar Pedido de Compras em Nota de Entrada:

11- Para transformar o Pedido de Compras em Nota de Entrada basta clicar sob o ícone Chegada do Pedido.

Importante: Caso a empresa tenha sido parametrizada para solicitar autorização para transformar Pedido de Compras em Nota Fiscal será necessário realizar os procedimentos do próximo tópico.

12- É gerado a Nota Fiscal com os dados do Pedido de Compras.

13- Realize o preenchimento dos demais campos e clique em Salvar.

Autorização do Pedido de Compras:

1- Acesse: Conemp > Compras > Autorização de Pedido Compras ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Autorização de Compras

Nesta rotina é realizado a liberação de Pedidos de Compras para se transformar em Nota Fiscal.

Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela onde será informado:

  • Período: Poderá selecionar por mês, dia ou semana.
  • Data Inicial e Final: Informe qual será o período em que o Pedido foi incluso.

2- Após informar os filtros clique no campo Selecionar, serão apresentados os pedidos que se enquadram ao parâmetro.

3- Para liberar o Pedido para emissão de Nota Fiscal, dê um duplo clique no pedido e clique em Gravar.

Cancelamento do Pedido de Compra:

1- Acesse: Conemp > Compras > Cancelamento de Pedidos ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Cancelamento de Pedidos

2- Esta rotina é utilizada quando o Pedido de Compras não foi recebido, sendo necessário o cancelamento.

3- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela, informe a data limite e clique em Executar.

Importante: Os Pedidos de Compras efetuados até a data informada que ainda não recebidos serão cancelados.

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