Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

E187-Como incluir pedidos / orçamentos no sistema Company Serviços de Escritório Contábil

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário na inclusão de pedidos e orçamentos no sistema Company.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Inclusão de Pedidos/ Orçamentos:

1- Acesse: Company Serv. Esc. Contábil > Processamento de Serviços > Serviços Normais/Repetitivos > Inclusão de Pedidos/Orçamentos.

2- Para digitar um pedido, ao acionar o programa de digitação de Pedidos, o programa traz como default o check de Pedido Normal selecionado, e exibe os campos disponíveis para preenchimento, sendo:

  • Comprador: Informe o cliente do pedido, o preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Categoria: Informe a categoria que determinará o tipo de venda que estará sendo efetuada, o preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Vendedor: Informe o vendedor que está responsável pelo pedido, o preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Data: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com a data da máquina, por definição não deve ser alterada.

3- Após o preenchimento dos campos obrigatórios confirme os dados clicando no botão Confirma.

Guia Produtos:

Nesta guia são relacionados todos os itens que poderão ser atendidos na entrega, tanto para orçamentos, pedidos normais ou pedidos repetitivos, portanto, todos os campos são de preenchimento obrigatório.

 

4- Após o término do preenchimento e para incluir novos produtos ou serviços clique no botão Incluir item.

  • Em um orçamento ou pedido podem constar até 999 itens para serem atendidos.
  • Caso tenha sido incluso um item, o qual por algum motivo, não deva constar no mesmo, basta selecioná-lo e teclar "Del" ou "Delete" no teclado.

Guia Entregas:

Nesta guia são exibidos os dados informados no cadastro do cliente, no caso do orçamento, se o cliente (comprador) ainda não estiver cadastrado, os mesmos não serão preenchidos automaticamente.

  • Data Prevista: Informe uma data prevista para que seja atendido ou entregue, os produtos e mercadorias, ou ainda que seja possível executar o serviço que estiver sendo solicitado.
  • Número do Contrato: Informe o número do contrato ou ordem de serviço que originou o orçamento / pedido ou a ordem de serviços.

Guia Condição de Pagamento:

Esta seção está dividida em duas guias menores sendo: Parcelas/Vencimentos, Endereço de Cobrança e Valores dos Impostos, onde a primeira determina qual das condições de pagamento são possíveis para a venda em questão e a outra para exibir o local onde será enviada a cobrança.

Seção Parcelas / Vencimentos:

Nesta seção é possível utilizar qualquer das Condições de Pagamento previamente cadastradas na Tabela de Condições de Pagamento para determinar a(s) parcela(s) de vencimento(s) para o orçamento / pedido ou ainda, determinar na própria digitação, uma condição especial para o orçamento / pedido através das opções:

  • Parcelas com Dia Fixo: Permite informar o dia em que deseja o(s)vencimento(s) da(s) parcela(s) e os respectivos percentuais, por exemplo: Vencimento dias 15 e 25, sendo 40% na primeira parcela e 60% na segunda parcela.
  • Parcelas com Intervalos de Dias: Permite informar intervalos de dias para os vencimentos das parcelas e seus respectivos percentuais.
  • Parcelas com Data Determinada: Permite que sejam determinadas a(s) data(s) de vencimento(s) e o(s) respectivo(s) percentual(is).

Obs.: Ao selecionar um cliente para um pedido / orçamento, a rotina automaticamente verifica se  possui uma condição de pagamento relacionada em seu cadastro, caso não a tenha, serão verificadas as configurações dos Parâmetros do Sistema de Vendas, se tal informação também não constar, é atribuído automaticamente a condição A Vista, porém, pode ser modificada conforme instruções acima.

Os campos endereços de cobrançaValores da Nota fiscal são somente para consulta, não sendo possível realizar inclusões e/ou alterações em seus campos.

5- Após a inclusão de todos os itens desejados clique no botão Salvar para gravar o Pedido/Orçamento.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários