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E109-Gerenciamento de títulos a pagar

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Sumário

Sistema: GFC Small / Conemp

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com o gerenciamento de títulos a pagar, incluindo os procedimentos de inclusão, baixa com valor total/valor parcial e cancelamento da baixa.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Incluir Novo Título a Pagar:

Títulos a Pagar:

1- Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Títulos a Pagar (F5)

2- Clique sob o campo Incluir para inserir um novo título.

  • Especificações do Documento: Neste campo selecione o Fornecedor e preencha os dados do título (Exemplo: Data Emissão, Vencimento, Portador,etc).
  • Informações da Baixa/Liquidação: Na guia Classificações informe a Conta Operação e o Percentual (ícone +), o valor será calculado automaticamente. Caso a conta operação utilize Centro de Custo é solicitado o preenchimento.

Obs.: Quando houver vários índices percentuais de contas operações com valores quebrados, é inserido a diferença no item de maior valor significativo e abaixo, irá constar um aviso orientando que teve uma diferença adicionada ao campo de valor mais significativo.

Ex.:

Conta 1: Cesta Básica - Índice 41,333 - Valor 2.015,00

Conta 2: Cesta Básica - Índice 49,333 - Valor 2.405,00

Conta 3: Cesta Básica - Índice 9,333 - Valor 455,00

Nesse exemplo, a diferença de 0,001 é lançada no item de maior valor que nesse caso é a Conta 2, ficando assim um valor de 49,334% na Conta 2.

Importante: O Percentual informado no campo Índice da Conta Operação ou do Centro de Custo deve totalizar 100%.

3- Em seguida clique em Confirma e posteriormente em Salvar para gravar o título.

Baixa de Títulos a Pagar:

Baixa Valor Total:

1- Localize o título e clique no botão Baixar.

2- É apresentada a seguinte tela, preencha os campos:

  • Data Pagamento: Informe qual será a data de pagamento do título.
  • Multa / Juros / Desconto: Informe valores referentes a acréscimos ou descontos do título.
  • Valor Pago: Informe o valor pago, incluindo os acréscimos ou deduzindo os descontos.
  • Conta Banco / Caixa: Informe qual o Banco será movimentado a baixa do documento.
  • Recebimento com Cheque: Caso seja baixa com cheque poderá informar o número do cheque (Veja no tópico 1.3 deste guia o processo de baixa utilizando cheque).

3- Clique em Salvar para gravar a baixa.

Importante: O sistema permite a baixa de Títulos a Pagar em Lote ou Individual pela rotina: Baixa de Títulos.

Obs.: Para maiores informações sobre como realizar a baixa de títulos em lote ou individual, acesse o artigo 10810 - Baixa de Títulos a Pagar em Lote.

Baixa Valor Parcial:

1- Ao informar no campo Valor Pago um valor inferior ao valor do documento será apresentada a mensagem ao salvar Valor Pago não Confere, Corrigir esta Informação, clique sob o campo: Não.

2- Em seguida é apresentada a sequência de mensagens:

  • Pagamento Parcial: Informe Sim.
  • Informe a Data de Emissão e Informe a Data para Pagamento: Quando apresentado a mensagem deve ser informado a Data de Emissão e quando apresentar a segunda mensagem informe a Data de Vencimento.

3- Clique em Ok para gravar a baixa.

4- É gerado um novo título com a diferença do valor Pago e o valor do Documento.

Baixa com Cheque:

1- Ao preencher o campo Pago com Cheque e salvar, é apresentada a tela para o preenchimento dos dados do cheque:

  • Banco / Agência / Conta: Preencha os dados do Banco.
  • Número: Apresentará o número do cheque informado na baixa.
  • Titular e Documento: Informe o nome do Titular e o nome do Documento.
  • Emissão: Informe a data de emissão

2- Após o preenchimento, clique em Confirmar.

Cancelamento Baixa:

1- Para realizar o cancelamento da baixa basta clicar no campo Canc. BX.

2- Em seguida é apresentada a mensagem para confirmação, clique em Sim.

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