Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C141-Como corrigir a mensagem conta do nível superior deve ter a mesma natureza da subconta - Registro I050 no SPED ECD

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como corrigir a mensagem no SPED ECD Conta de nível superior deve ter a mesma natureza da subconta - registro I050.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Programa Validador da Receita Federal:

Acessando a mensagem apresentada na advertência é aberto a o registro I050 que indica a conta Sintética do Grupo que possui as contas relacionadas a outra natureza.

 

1- Ao passar o mouse por cima do campo código da conta sintética/grupo nível superior, é apresentado o código da conta sintética do grupo que foi relacionado no Plano Sped ECF a um grupo pertencente a outra natureza.

 

Obs.: As contas apresentadas na advertência serão as contas sintéticas do grupo que possui relacionamento em grupos diferentes.


Plano Sped ECF:

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED > Plano Sped ECD.

As contas do grupo do Passivo Circulante ou Não Circulante  para o Sped ECD fazem parte do grupo 2 (CONTAS DO PASSIVO) e as contas do Patrimônio Líquido fazem parte do grupo 3 (CONTAS DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

2- Se realizar o relacionamento de uma conta contábil que faz parte do Grupo do Passivo Circulante ou não circulante com uma conta referencial que faz parte do grupo do Patrimônio Líquido ao importar para o SPED ECD apresentará advertência.

3- Caso deseje que a advertência não seja apresentada é necessário ajustar o relacionamento das contas mencionadas, ou seja, as contas do passivo circulante, não circulante ou patrimônio líquido devem ser relacionadas as contas pertencentes ao mesmo Grupo (natureza).

Ex:

Contas do Plano de Contas referentes ao Passivo Circulante relacionadas com as contas do Plano Sped ECF pertencentes ao grupo Passivo Circulante;

Contas do Plano de Contas referentes ao Passivo não Circulante relacionadas com as contas do Plano Sped ECF pertencentes ao grupo Passivo não Circulante;

Contas do Plano de Contas referentes ao Patrimônio Líquido relacionadas com as contas do Plano Sped ECF pertencentes ao grupo Patrimônio Líquido;

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 1

Comentários