Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S342-Como apresentar informações de afastamentos na RAIS

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como parametrizar para levar informações de afastamentos para RAIS.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

De acordo com o manual do programa RAIS, funcionários afastados devem ser informados com a soma de dias de todos os afastamentos do empregado/servidor durante todo o ano-base.
Para os afastamentos iniciados em ano-base anterior, a data de início a ser declarada será 01/01. Para os afastamentos que ultrapassarem o ano-base, a data do fim a ser declarada, será 31/12, pois a informação prestada refere-se ao ano-base 2016.


Tabela de Ocorrências de Prontuário:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Ocorrências de Prontuário

2- Verifique se o campo Código RAIS está preenchido corretamente de acordo com o Manual da RAIS.

Na tela abaixo está o exemplo do código da RAIS 50 Licença maternidade e licença paternidade, porém para cada afastamento, deve ser indicado o código de afastamento conforme manual RAIS no campo Cód. da RAIS. Somente haverá o indicador de código RAIS para as ocorrências de afastamento descritas no manual da RAIS.

Exemplo: A ocorrência de Afastamento por Acidente de Trabalho deve estar com o campo Cód.da Rais selecionado com a opção 10, que conforme manual da RAIS corresponde a Acidente do trabalho típico (que ocorre no exercício do trabalho a serviço do estabelecimento).

Registro de Movimentação de Prontuário:

1- Acesse:Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Registro de Movimentação de Prontuário

2- Informe a empresa e o funcionário (verifique se na guia Ocorrências está lançado corretamente o afastamento para o funcionário, com o código do afastamento).

Atualização Ficha Financeira/ Enc. de Mês:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos/Resumos > Atualização Ficha Financeira/ Enc. de Mês

2- Na parte superior selecione a opção Encerramento Anual.

3- Preencha os campos e inicie o processamento.

Geração e Manutenção - RAIS:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Anuais > Geração e Manutenção - RAIS

2- Clique sobre a Guia Funcionários. 

3- Dê um duplo clique sobre o funcionário afastado.

4- Clique na guia Valores e na sub guia Afastamentos

Na guia Afastamentos, são informadas as ocorrências do funcionário em relação ao ano base. Caso haja mais de três afastamentos, serão relacionados os de maior duração.Não será permitida a digitação de mais de 03 afastamentos.

No campo Total de Dias é informado o total de dias de afastamento referente a todos os afastamentos durante o ano base, inclusive os não relacionados, caso haja mais de três.

5- Verifique se existem as informações gravadas sobre o afastamento do funcionário, se não tiver informado, basta clicar no botão de mais (+) e acrescentar as informações sobre o afastamento. Lembrando que, se o afastamento for lançado nesta tela, será levado somente para a RAIS; a informação não será registrada no prontuário e no cadastro do funcionário.

Obs.: Para maiores informações sobre a parametrização das ocorrências padrões do sistema, acesse os artigos:

- 14963 - TABELA DE OCORRÊNCIAS DE PRONTUÁRIO

- 29013 - GERAÇÃO DA RAIS

- 29046 - PARAMETRIZAÇÃO PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO DA RAIS

Se houverem alterações e o encerramento anual já tiver sido efetuado, o sistema não irá considerar as alterações. É preciso gerar novamente o Encerramento mensal, do mês do afastamento em diante e após isto fazer o Encerramento Anual novamente para que o sistema leve as informações automáticas para o campo de afastamento.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 1

Comentários