Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C102-SPED ECD - Registro I157

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre a utilização do registro I157 na geração do SPED Contábil ECD.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Importante: O Registro I157 deverá ser gerado quando houver troca de plano de contas no mesmo exercício ou de um exercício para o outro e troca de escritório dentro do mesmo exercício, ou de um ano para o outro.

Esse registro refere-se à transferência de saldos do plano de contas anterior, por meio do procedimento De/Para entre as contas/saldos do arquivo do plano anterior com as contas do plano atual, nas ocasiões em que a empresa realizou a mudança de plano de contas de um exercício para outro ou dentro do mesmo exercício.

Procedimentos para a geração do registro:

A opção I157 – Transferência de Saldos ficará disponível também para as escriturações que contemplam o exercício completo.

1.PNG

  1. Se estiver gerando um arquivo com o período inicial diferente de 01/01, será apresentada a mensagem que o período informado é inferior à 12 meses, se deseja confirmar a geração, clique no botão SIM - Agora se o arquivo gerado for com o período completo esta mensagem não será apresentada.

1.PNG

2- Será demonstrada todas as contas apresentadas no registro I155 e seus respectivos saldos inicias do exercício atual, para que possa ser realizado o relacionamento no registro I157, informe as contas referente aos saldos do período anterior e realize o relacionamento.
Não é possível alterar as contas do registro I155.

1.PNG

3- Dê um duplo clique na conta e insira no campo Conta Contábil o número da conta contábil, que será formada pelo Classificador + Código de Acesso correspondente ao plano de contas anterior, clique na opção (+) e Salvar.

É possível realizar a inclusão de mais de uma conta e centro de custo para transferência dos valores, até que a soma dos valores de Saldo Final (I157) seja correspondente ao Saldo Inicial (I155 atual).

1.PNG

4- Após realizar a inclusão das informações clique em Gravar. Repita o processo, depois que realizar a inclusão para todas as contas ou para as contas que tiveram seu classificador e código de acesso alterados, na tela principal do Relacionamento de Contas I155 x I157 clique em Gravar novamente para que o sistema dê continuidade na geração do arquivo TXT.

Observação: Se alguma conta ficar sem informação no registro I157 será apresentada a mensagem abaixo, se desejar prosseguir é só informar SIM.

1.PNG

Importante: É realizada a geração do registro I157 após cada registro I155 do primeiro período referente ao registro I150.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 5 de 6

Comentários