Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C105-Como corrigir a mensagem total dos débitos diferente do total de créditos para lucro real estimado no ECF

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como corrigir a advertência total dos créditos diferente do total dos débitos no período informado nos registros periódicos K155 + K355 (Lucro Real Estimado) ao validar o SPED ECF.

Informações Adicionais: Este artigo contém as instruções para ajustar os saldos das contas Lucros/Prejuízos para os meses que tiveram a estimativa como suspensão ou redução diretamente no PVA – SPED ECF.

A situação ocorre, pois a apuração do SPED ECF é trimestral, o validador espera encontrar no registro K155 o valor do Lucro/Prejuízo para os meses que tiveram a estimativa como suspensão ou redução e como não encontra, apresenta o erro no mês.

Resolução

Ao validar uma empresa que possui o regime de Tributação como Lucro Real Estimado e realizar a apuração da estimativa mensal com base no Balanço ou Balancete de Suspensão ou Redução, os meses selecionados serão importados de forma Mensal, mesmo que o encerramento contábil tenha sido realizado de forma Anual.

O validador espera encontrar no registro K155 o valor do Lucro/Prejuízo para os meses que tiveram a estimativa como suspensão ou redução e como não encontra, apresenta o erro no mês.
Note que, o valor apresentado como diferença é exatamente o valor do lucro/prejuízo que o PVA deveria encontrar neste mês.

Para solucionar este erro é necessário realizar o ajuste dos saldos da conta de Lucros/Prejuízos diretamente no validador do SPED ECF.

Emita o relatório de forma mensal no sistema (Balancete de Verificação) para auxilio nos valores a serem informados para conta contábil em cada mês que o erro foi apresentado.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 1

Comentários