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C70-Como ajustar diferença de saldos entre razão, Balancete e manutenção de saldos

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como ajustar diferença de saldos entre Razão, Balancete e Manutenção de Saldos.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Recuperação do Movimento

Sempre que for constatada alguma diferença de valores no movimento, orienta-se a execução da rotina Recuperação do Movimento.

Obs.: Essa rotina tem a função de reorganizar o arquivo de saldos contábeis e razão analítico, de forma que, estejam de acordo com o que realmente foi lançado para a empresa.

Caso a diferença persista:

2- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Manutenção de Saldos

Por meio dessa rotina é possível efetuar a emissão do Resumo Analítico para auxiliar na conferência da movimentação da empresa.

Por meio desse relatório, você pode conferir o Saldo Inicial, movimento a débito e crédito e o Saldo Final de todas as contas que tiveram movimentação no período.

Na última página do relatório é apresentado um Resumo, onde pode ser verificada a existência ou não de diferença, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Caso não seja apresentada diferença neste relatório e mesmo assim a diferença permanecer, realize o procedimento abaixo:

Exclusão de Valores de Transporte:

1- Na emissão dos relatórios contábeis - Balancete de Verificação e Balanço Patrimonial - nos programas Relatórios do Balanço Modelos I e II, existe uma opção denominada Transportar Resultado do Período para o Passivo que, ao ser habilitada, grava o resultado apurado no período solicitado (mensal, trimestral ou semestral) internamente no arquivo de saldos contábeis.

2- Isso  possibilita que os grupos Ativo e Passivo fiquem batidos antes mesmo de serem executados o encerramento social (na geração dos lançamentos de encerramento). Essa opção, após o encerramento da geração e o transporte automático para o passivo não precisar mais ser utilizado, será possível excluir tais lançamentos. Basta apenas selecionar o período desejado e clique no botão Excluir.

Caso após realizar os procedimentos há diferença permanecer, verifique o procedimento abaixo:

3- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Listagem Verificadora de Lançamentos

Por meio dessa rotina, você pode emitir uma listagem a fim de identificar lançamentos indevidos na movimentação da empresa.

Importante: O campo Data de Escrituração deve ser preenchido com uma data discrepante, em função de erros de digitação, desta forma, a busca conseguirá identificar lançamentos fora do exercício.

4- A forma de filtro da listagem deve ser por Data de Escrituração, o período indicado deve ser informado conforme imagem acima. Dessa forma, caso exista algum lançamento com data de escrituração diferente ao exercício que está configurado na rotina, será apresentado nas primeiras ou na última página da listagem.

5- Caso sejam apresentados lançamentos nessa situação, corrija o lançamento indevido na rotina Digitação de Lançamentos.

6- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Digitação de Estoques

Caso a empresa trabalhe com Digitação de Estoques, alguns itens devem ser levados em consideração. O Controle de Estoque da empresa pode ser efetuado de duas maneiras:

a) Por meio de lançamentos contábeis pela rotina Digitação de Lançamentos localizada em Contábil > Contabilidade > Processamentos > Digitação dos Lançamentos, onde o usuário lança as entradas e saídas do estoque.

b) Por meio da rotina Digitação de Estoques, onde é informada a conta de estoque do grupo Ativo e lança as informações manualmente, de acordo com a Apuração do Resultado da Empresa: 

- Estoque no início do Exercício:O valor informado nesse campo deverá ser informado também na rotina Manutenção de Saldos, no campo Saldo Inicial, para que não haja diferença nos saldos iniciais.

- Emissão Trimestral: Os campos da Apuração Trimestral devem estar corretamente informados.

- Emissão Mensal: Os campos da Apuração Mensal devem estar corretamente informados. Esse registro também será lido para emissão em períodos aleatórios (01 a 05, por exemplo).

- Emissão Semestral: Os campos referentes a Apuração Semestral devem estar preenchidos corretamente.

- Emissão Anual: O campo Estoque Final - Apuração Anual deverá conter o saldo final da conta.

7- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Digitação de Lançamentos

8- Após corrigir os lançamentos, efetuar a recuperação do movimento, conforme item 1.

Importante: Caso o classificador das Contas no cadastro do Plano de Contas estiver inconsistente a diferença vai persistir no relatório, sendo necessário realizar os devidos ajustes.

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