Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre como conferir os valores do relatório de provisão de 13º salário acumulada.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Importante: As informações das imagens são apenas um exemplo. Para obter sucesso no procedimento utilize os dados de sua empresa.
Esta rotina tem a finalidade de gerar relatórios contendo a provisão dos valores de 13º salário mensais acumulados para fins contábeis. Só é permitido o processamento MENSAL, sempre será calculado o valor provisionado do mês anterior na Provisão Acumulada.
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Rotinas Auxiliares > Provisões > Provisão de Férias/ 13º Salário Acumulada
- Data Base: Informe a data de competência da provisão com a formatação DD/MM/AAAA. Indique sempre o último dia do mês, pois os valores provisionados correspondem ao mês integral. Inclusive os valores referentes à competência indicada deverão estar devidamente acumulados na ficha financeira para que o programa possa considerar os valores para integração de médias.
Cálculo realizado:
Base de Cálculo: Será apresentado o salário base acrescido das médias 1.000,00.
Avos: Quantidade de avos de 13º salário que o funcionário tem direito 07.
Acumulada Atual: Valor provisionado. Este valor é composto por meio do campo Salário referência.
(Base de cálculo) / 12 * Avos de 13º salário (divide-se por 12 para encontrar o valor de 1/12 avos e multiplica-se pela quantidade de avos que o funcionário tem direito).
1.000,00 /12 * 7 = 583,33
Acumulada Anterior: A cada competência processada, o programa armazenará o valor correspondente à base de cálculo, para que seja apresentado na competência seguinte, como base de cálculo anterior. Caso não exista, o programa fará o cálculo: (Base de cálculo anterior) / 12 * Avos anterior.
500,00
Valor do Mês: (Acumulada atual - Acumulada anterior) + Baixa - Ajuste
583,33 – 500,00 = 83,33
Antecipados: Valores antecipados a título de adiantamento, 1ª parcela de 13º salário ou qualquer pagamento de 13º salário efetuado até novembro, exceto quitações. Lembrando que não será considerado os valores de férias e 13º salário indenizados na baixa da provisão, pois este valor corresponde a uma indenização, que não faz parte de um provisionamento.
Baixa: Valor das baixas correspondentes ao 13º salário, podendo ser os seguintes valores: valor de 2ª parcela de 13º salário, parcela única paga em dezembro, valores de 13º salário pagos em quitação.
Ajuste: (Base de cálculo da provisão atual – Base de cálculo da provisão anterior) / 12 * Avos anterior.
Comentários