Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste artigo contém as instruções para realizar a Escrituração de notas com ICMS ST e como realizar a conferência da Apuração.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Cadastro de Empresas:
1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
Acesse a guia Fiscal, sub guia Estadual e selecione a opção [ ] Substituto Tributário e no campo LRA-Subst. Tributária selecione uma das três opções: Totalizada, Detalhada por UF ou Somente Estados Local.
Escrituração:
1- Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração
- CFOP: Selecione o CFOP referente a Substituição Tributária.
- Turbo: Os turbos utilizados na escrituração para Nota com ICMS-ST são os turbos 110 e o 118.
- 110: Empresas Substitutas.
- 118: Empresas Substituídas.
Turbo:
Ao selecionar esses turbos abrirá a seguinte tela TURBO onde deve ser informada a Base do imposto Retido, o valor do imposto e a alíquota do ICMS, preenchendo essas informações automaticamente preenche o campo Substituição Tributária na escrituração.
Substituição Tributária:
Substituto:
Selecione essa opção quando a empresa for substituta Tributária.
Itens de Mercadorias:
Nos itens de mercadorias selecione a guia ICMS Subst. Trib. e preencha as informações pertinentes sobre o ICMS-ST.
Consulta da Apuração:
1- Acesse: Fiscal > Apuração > Consulta da Apuração > Consulta da Apuração por Substituição Tributária
Na consulta da Apuração os valores serão apresentados no campo Consulta Apuração por Substituição Tributária.
Livro de Apuração:
Acesse: Fiscal > Apuração > Emissão do Livro de Apuração de ICMS/IPI
Comentários