Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S266- Cálculo de 13º Salário para Comissionista Puro

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre o processamento e conferência dos Recibos de 13º Salário para funcionários Comissionistas Puros. 

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Importante: Ao processar 13º Salário para funcionário Comissionista Puro, o sistema irá calcular a média de comissões acumuladas na Ficha Financeira até a competência anterior ao processamento. Não será possível gerar Recibos de Adiantamento de 13º Salário para este tipo de funcionário pois o mesmo não possui valor de Salário Base e no adiantamento não é realizado cálculo de médias.

Cadastro de Funcionários

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Cadastro de Funcionários > Guia Salários e Indicadores

2- No campo Salário Base Atual não deve haver valor informado, pois o controle é realizado através do campo Piso Comissionista.

a.png

Tabelas de Eventos

3- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabelas de Eventos

4- Verifique Eventos de Comissão e DSR sobre Comissão, para que os mesmos sejam considerados para a médias de valores. Os eventos precisam estar parametrizados para acumular na Ficha Financeira, sendo:

  • Comissão: Coluna 10 (Título Fixo exclusivo para Comissões)
  • DSR Comissão: Título Criado na Tabela de Títulos da Ficha Financeira

Para mais informações, acesse: 

S987-Como criar títulos na ficha financeira

- COMISSÕES:

b.png

- DSR COMISSÃO 

c.png

Cadastro de Sindicatos

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Sindicatos

Guia Piso Comissionista

Além das Faixas de Piso comissionista que são cadastradas nessa aba, o usuário poderá definir se no cálculo das parcelas de 13º do Comissionista o sistema irá considerar o maior valor no recibo, sendo uma das opções:

  • Valor de Médias de Valores considerando Comissões e DSR acumulados na Ficha
  • Valor da Faixa de Piso Comissionista definida para o Funcionário

Para que haja esta comparação basta o usuário marcar o CheckBox “Considerar piso comissionista no cálculo do 13º salário”.

d.png

Importante: Se o CheckBox “Considera piso comissionista no cálculo do 13º salário” ficar desmarcado será considerado na composição do cálculo de integração de valores, a média de Comissões e DSR.

Guia Médias

2- Deve ser selecionada apenas uma das parametrizações abaixo, pois o Campo Quantidade de Meses para Cálculos irá considerar os últimos meses e o Campo Meses de Média de Comissões irá considerar os meses onde foram pagas as maiores comissões (de acordo com a quantidade de meses escolhida). 

Caso esteja marcado nas duas abas, o sistema não irá calcular corretamente as médias.

e.png

Cadastro de Empresas 

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas 

2- Clique na Guia Trabalhista > Sub guia Dados Básicos

3- Selecione o indicador Compõe Média para Férias e 13º Salário

f.png

Manutenção Ficha Financeira

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Manutenção Ficha Financeira

2- Verifique os valores acumulados nas colunas de Comissões e DSR sobre Comissões. Neste exemplo, a Primeira Parcela está sendo processada na competência 11/2017, portanto, serão considerados os valores acumulados de janeiro a outubro para funcionário admitidos até o dia 17/01/2019 e proporcionalmente para funcionários admitidos após essa data.

g.png

h.png

Importante: Caso a Empresa/Sindicato determine que o valor de piso comissionista pago nos recibos mensais entrem para a média de valores do funcionário comissionista, o evento 082 padrão do sistema para piso comissionista, deverá acumular na Ficha Financeira e na tabela de títulos da Ficha Financeira precisa estar parametrizado para ser considerado na integração de médias de 13º salário. Além disso no evento 082 é necessário vincular o título criado para ocorrer o devido acúmulo.

Emissão de Recibos 13º Salário

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos/Resumos > Emissão de Recibos 13º Salário

2- Processe o Recibo da 1ª Parcela do 13º Salário.

i.png

Cálculo:

Valores de comissões acumulados na Ficha até o mês anterior ao processamento = 5.490,00

Valores de DSR acumulados na Ficha até o mês anterior ao processamento = 563,61

5.490,00 / 10 / 2 = 274,50

563,61 / 10 / 2 = 28,18

Total: 274,50 + 28,18 = 302,68

Valor considerado pelo Sistema = 858,45

Nesse exemplo o sistema identificou que o valor do piso comissionista é maior que a média de comissões e DSR, e considerou esse valor no recibo, pois no cadastro do sindicato foi marcado para que o sistema fizesse a comparação e atribuísse o maior valor para o funcionário.

Cálculo Considerado:

Piso Comissionista / 2

1716,90 / 2 = 858,45

(neste exemplo o piso comissionista foi dividido por 2 por se tratar de1ª Parcela de 13º salário).

Relatório de Integração de 13º Salário

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Consultas > Relatório de Integração de 13º Salário

2- Processe Relatório de Integração de 13º Salário para 1ª Parcela de 13º Salário. 

No relatório será demonstrado todos os valores apurados e a orientação que foi considerado o piso comissionista pois o valor é maior que a média de comissões e DSR.

j.png

k.png

Quando na comparação entre Médias de Valores (DSR e Comissões) e Piso Comissionista, a média de valores for maior o sistema irá demonstrar no relatório de integração de 13º salário a mensagem abaixo:

 l.png

Importante: o Cálculo da Segunda Parcela de 13º salário para esse tipo de funcionário, segue a mesma lógica de cálculo, porém irá considerar 1 mês a mais na contagem dos valores acumulados na Ficha Financeira e não haverá a divisão por 2 como ocorre na Primeira Parcela.

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários