Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

F61- Geração do Bloco A Sped PIS/COFINS

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre os campos de preenchimento obrigatório para geração do Bloco A do SPED PIS/COFINS, incluindo Cadastro do Código de Serviços, Cadastro de Empresas, Escrituração e Geração do arquivo SPED PIS/COFINS. 

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Bloco gerados pelo sistema:

A100 – Nota Fiscal de Serviços
A110 – Informações Complementares da NF
A111 – Processo Referenciado
A120 – Operações de Importação
A170 – Itens do Documento Fiscal

Obs.: É gerado o Bloco A, quando selecionada a opção Regime de Competência- Escrituração Detalhada no quadro Indicador de Regime Cumulativo campo Regime de Apuração/ Receitas (0110/ 0111). 

As operações a serem escrituradas nos livros de prestação de serviços prestados (modelo 51 e 53) e tomados (PJ/PJ modelo 50 e 56) irão preencher os registros do Bloco A que correspondem às operações de prestação de serviços (Receitas) e/ou de contratação de serviços (custos e/ou despesas geradoras de créditos). Caso a pessoa jurídica tenha contratado serviços à pessoa física ou jurídica domiciliada no exterior, com direito a crédito nas formas previstas na Lei nº 10.865, de 2004, deve preencher o Registro “A120” para validar a apuração do crédito.

Caso a pessoa jurídica tenha realizado operações de prestação de serviço ou de contratação de serviços com direito a crédito, sem a emissão de Nota Fiscal de Serviço especifica ou documento internacional equivalente (no caso de serviços contratados com pessoa física ou jurídica domiciliada no exterior), deve proceder à escrituração das referidas operações no Registro “F100”, detalhando os campos necessários para a validação das contribuições sociais ou dos créditos.

1- Acesse: Fiscal > Tabelas > Códigos de Serviços

2- Cadastre o código de serviço utilizado nas notas fiscais de serviço em Tabelas de Serviços

3- Adicione uma descrição a nova Tabela de Serviços. 

 

4- Crie um código de serviço para a nova Tabela de Serviços.

5- Cadastro de Códigos de Serviço.

Obs.: O sistema não permite que seja cadastrado código de serviços com os campos “Código de Serviço” e/ou “Descrição” repetida em uma única tabela. Não é possível realizar a importação do cadastro de código de serviços. Antes de realizar importação de notas fiscais de serviços cadastre os códigos de serviços informados no arquivo.

6- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro da Empresa

7- Após realizar o cadastro de todos os códigos de serviços vincule a tabela de serviços ao cadastro de empresas.



Informações de Serviço:

8- Abaixo os campos obrigatórios na escrituração da nota fiscal de serviço para a geração do bloco A.

Informa__es_de_Servi_o_1.png

Informa__es_de_Servi_o_2_.png

Outras Informações:

Outras_Informa__es.png

Faturas:

Faturas.png

Obs.: O template utilizado na escrituração foi o Modelo 51 – Prosoft que é um template completo. Orientamos que todas as escriturações de serviços sejam realizadas nos templates completos Prosoft. Serviços Prestados: 51 - Modelo 51 - Prosoft ou 53 - Modelo 53 - Prosoft. Para serviços Tomados 50 - Serviço PJ/PJ - Prosoft. 

 

Geração do Arquivo:

 

Arquivo Gerado:

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários