Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S237-Como realizar Encerramento Anual

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta sobre como realizar Encerramento Anual. 

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Ao realizar Encerramento Anual, todos os usuários devem estar fora do módulo Social.

Deve ter sido realizado o Encerramento Mensal de Janeiro à Dezembro do ano desejado.

Antes de executar este procedimento, não esqueça de fazer cópia de segurança.

 

Para processar o encerramento anual, siga os procedimentos abaixo:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos / Resumos > Atualização da Ficha Financeira/Enc. de Mês.

2- Na barra superior de pesquisa selecione a opção Encerramento Anual.

3- Informe o período da competência, que obrigatoriamente deve ser o mês de Dezembro.

4- Selecione os parâmetros para o encerramento anual:

  • Incluir sócios que optaram pelo recolhimento do FGTS: Para atender a exigência legal, conforme orientação do manual da RAIS, foi disponibilizada opção para incluir no arquivo sócios que optaram pelo recolhimento do FGTS. Serão considerados apenas os sócios ativos e desligados no exercício informado.
     
  • Ler o salário contratual para RAIS a partir de: Informe o local de origem para que seja considerado o valor de salário contratual do funcionário, Cadastro de Funcionários ou Ficha financeira. Foi necessária a inclusão dessas opções para atender a usuários que podem efetuar alterações salariais no cadastro dos funcionários antes de efetuar o encerramento anual. Em função disso, ao gerar o arquivo da RAIS, possibilitamos que o cliente possa selecionar a leitura do salário base da ficha financeira. Dessa forma, o programa irá considerar o valor de salário base da ficha financeira da competência dezembro do exercício em que o arquivo está sendo gerado.
     
  • Titulo da ficha financeira para controle da Contribuição Associativa: Informe qual o código do Titulo da Ficha Financeira foi utilizado para o armazenamento dos valores de Contribuição Associativa na Ficha Financeira durante o processamento mensal.
     
  • Gravar empresas desligadas: Marcando essa opção, a rotina irá gravar as informações de funcionários e sócios na manutenção de arquivos RAIS, mesmo que a empresa esteja como Desligada.
     
  • Desmarcando essa opção, a rotina deixará de gravar as informações de registros de funcionários e sócios de empresas desligadas. Caso a empresa tenha Data de Desligamento no exercício do Encerramento Anual, estes registros serão considerados para a Manutenção da RAIS, mesmo confirmando que Não.

5- Clique em Iniciar e ao fim do processamento clique no botão OK.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 14 de 14

Comentários