Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S217-Provisão de Férias Acumulada

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta como conferir os valores do relatório de provisão de férias acumulada.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Esta rotina tem a finalidade de gerar relatórios contendo a provisão dos valores de férias mensais acumulados para fins contábeis. Só é permitido o processamento MENSAL, sempre será calculado o valor provisionado do mês anterior na Provisão Acumulada.

 

Provisão de Férias / 13º Salário Acumulada

Acesse: Social > Folha de Pagamento > Rotinas Auxiliares > Provisões >  Provisão de Férias / 13º Acumulada
 

Data Base: Informe a data de competência da provisão com a formatação DD/MM/AAAA. Indique sempre o último dia do mês, pois os valores provisionados correspondem ao mês integral. Inclusive os valores referentes à competência indicada deverão estar devidamente acumulados na ficha financeira para que o programa possa considerar os valores para integração de médias.


 

Cálculo realizado:

• Base de Cálculo: Será apresentado o salário base acrescido das médias
1.000,00
 
• Últ. Férias: Será apresentado o último período de férias pago
01/03/2015
 
• Dias Quitados: Serão demonstrados os dias quitados do período em aberto (dias de férias que o funcionário já tirou no período aquisitivo em questão). Os dias quitados serão apresentados a partir do mês concedido férias até o mês de quitação do período de férias.
 
• Dias Vencidos: Quantidade de dias de férias vencidas
30
 
• Dias Proporcionais: Quantidade de dias de férias proporcionais
12,50
 
• Total de Dias: Soma dos dias vencidos mais os proporcionais
30 + 12,50 = 42,50
 
• Acumulada Atual: Valor provisionado. Este valor é composto por meio do campo Salário referência.
Cálculo: (Base de cálculo) + 1/3 Férias / 30 * T. Dias (30 refere-se ao número de dias de férias vencidas)
1.000.00 + 333,33 / 30 * 42,50 = 1.888,88
 
• Acumulada Anterior: A cada competência processada, o programa armazenará o valor correspondente à base de cálculo para que seja apresentado na competência seguinte, como base de cálculo anterior.
Caso não exista, o programa fará o cálculo: Base de cálculo anterior + 1/3 Férias anterior / 30 * T. dias anterior.
1.777,77
 
• Valor Mês: Valor da provisão mensal. (Acumulada atual - Acumulada anterior) = X
 X + Baixa = Y
 Y - Ajuste = Valor do mês
 
Considerando o seguinte:
Se o ajuste for Positivo, então será deduzido o valor do ajuste.
Se o ajuste for Negativo, então será somado o valor do ajuste.

1.888.88 – 1.777,77 = 111,11
 
• Baixa Mês: Valor do recibo de quitação ou de férias sem o adiantamento do 13º Salário (quando existe recibo de férias gravado no mesmo mês de processamento da provisão). Caso haja processamento de quitação complementar, também deverá ser considerada para o cálculo.
Lembrando que não será considerado valores de férias indenizadas da quitação na baixa da provisão, pois este valor corresponde a uma indenização, que não faz parte de um provisionamento.

• Ajuste: Este valor refere-se à diferença entre a provisão atual e a anterior, verificando valores que tiveram mudanças no Rendimento Mensal (alteração salarial e médias)
Cálculo: (Base de cálculo da provisão atual – Base de cálculo da provisão anterior)  / 30 * dias anteriores + 1/3 de férias. 

 

Observações:

Por ser uma rotina acumulativa as colunas de Dias vencidos / Dias proporcionais e total de dias estará aumentando 2,5 dias que representa 1/12 avos a cada mês processado e conforme as condições do  funcionário, pois poderá haver afastamento, pagamento de férias / 13º salário ou quitação.

Em relação à média das horas extras, o programa respeitará os respectivos períodos aquisitivos, tanto nas férias vencidas, quanto nas férias proporcionais.

Para as férias proporcionais, serão compostos os meses relativos ao período aquisitivo proporcional, incluindo o mês da provisão que deve estar encerrado e acumulado na ficha financeira do funcionário.

Em relação à média das comissões e DSR, para férias vencidas serão compostos os 12 últimos meses, incluindo o mês da provisão que deve estar encerrado e acumulado na ficha financeira do funcionário.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 2 de 11

Comentários