Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

I48-Boas Práticas para Backup

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre as boas práticas de backup. 

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

O que é Backup?

Backup é uma forma de garantir uma cópia dos dados, para se prevenir de eventuais perdas ou danos no sistema ou base de dados utilizada. Existem alguns tipos de Backups, vamos abordar os mais comuns.

 

Backup Completo
2- Conhecido também como Backup total é o tipo de backup recomendado pela Prosoft. Neste tipo de backup é gerada uma cópia na integra de todos os arquivos, duplicando todos estes. Com isso ocupa mais espaço, mas em contrapartida garante maior segurança.

 

Backup Incremental
Este tipo de Backup cópia somente os arquivos alterados ou criados desde a última rotina de backup. Esta é uma forma de economizar espaço e gastar menos com este tipo de armazenamento. Porém se algum arquivo estiver danificado existir a necessidade de buscar arquivos mais antigos, os arquivos salvos não terão serventia.

 

Qual a importância do Backup

Com os sistemas computacionais cada vez mais evoluídos as rotinas diárias de trabalho, quase que sempre estão ligadas ao armazenamento digital. Assim como antigamente era mantida várias vias da mesma folha, além de cópias de segurança. Temos sempre que mensurar a importância de nossos dados e dos dados de nosso cliente, o qual o prejuízo que eu teria caso perdesse o movimento fiscal de uma empresa no período de 1 mês, e se ao invés de um mês fosse perdido o período de 12 anos.

Garantir um backup é garantia de integridade e disponibilidade das informações. Todos estão sujeitos falhas não previstas, e para isso deve-se sempre ter um plano de recuperação dos dados, a fim de minimizar ao máximo as perdas.

 

Quais pastas são necessárias para o Backup do Prosoft

Para realizar sempre um backup com segurança a Prosoft recomendamos a cópia da pasta de sistema e da base de dados. As duas principais pastas são:
?:\Prosoft.Win
?:\PROEMPxx
(Onde “?” corresponde a unidade de mapeamento e “xx” ao número da PROEMP utilizada).

Obs.: Saiba mais sobre Backup acessando o artigo COMO REALIZAR O BACKUP DE DADOS DO PROSOFT e COMO ADQUIRIR O PROSOFT BACKUP.

 

Onde eu devo salvar?

O ideal é que seja salvo em uma mídia externa (Como Pen-Drives, HD’s Externos, DVD, CD, Fitas Magnéticas entre outros), desta forma estará protegido quando a falhas no Servidor ou Estação utilizada para backup. Se possível este armazenamento deve ser mantido fora do ambiente de trabalho, garantido também proteção quanto a furto, roubo, desastres naturais e incidentes inesperados.

 

Frequência do Backup

A frequência deve ser mensurada pelo gestor da empresa e é de grande importância. E deve-se sempre responder a algumas perguntas:

- Qual a perda que é aceitável?

- Qual o tempo estou disposto a perder? Se for perdido 01 dia de trabalho ou 01 semana, qual o prejuízo que minha empresa sofrerá?

- Qual é o tempo estou disposto ficar parado para a recuperação dos dados?

O intervalo entre cada backup irá depender do volume de dados gerados pela a empresa.

 

 Infraestrutura

Manter uma boa infraestrutura prepara o ambiente para melhor eficiência e para o backup, boas práticas são:

- Utilizar NoBreaks;

- Rede de dados estruturada, realizando sempre manutenções necessárias;

- Manter o sistema Prosoft na última atualização;

- Atualizar sempre Sistema Operacional do Servidor e das estações;

- Realizar rotina de verificação do Hardware que compõe as máquinas com atenção especial ao servidor;

- Acompanhar os Logs de Eventos do Windows;

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 1

Comentários