Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C46-LALUR - Movimentação e Emissão do Livro

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para a Importação de Lançamentos Contábeis, o Controle dos valores da Parte B do Lalur, a Manutenção dos Cálculos de Emissão, as parametrizações e a emissão do Livro Lalur.

Informações Adicionais: Não se aplica 

Resolução

1- Acesse: Contábil > Livro Lalur > Processamentos > Manutenção de Saldos - Parte B

2- Os saldos iniciais do exercício, das contas controladas na Parte B do LALUR devem ser informados através desse programa.
Para iniciar a inclusão dos saldos iniciais, selecione a empresa desejada, acione o botão Incluir, disponível na Barra de Ferramentas, e informe os dados solicitados:

- Conta: informe o código cadastrado na Tabela de Contas - Parte B. Ao teclar F12 ou clicar sobre o botão de pesquisa, serão apresentadas todas as contas cadastradas para a empresa selecionada.

- Saldo: Informe o valor do saldo inicial da conta que está sendo cadastrada. Esse campo será mais utilizado nos casos em que o saldo do exercício anterior vier de outro sistema.

- D / C: Indique se o saldo informado é Devedor ou Credor

Obs.: Os demais saldos da grade serão atualizados automaticamente pelo sistema, durante a digitação dos lançamentos

3- Acesse: Contábil > Livro Lalur > Processamentos > Importação de Lançamentos Contábeis

4- Para utilizar essa rotina é necessário que a tabela de integração contábil esteja parametrizada. Por meio desta rotina haverá a importação dos lançamentos contábeis para o Livro Lalur.

- Período: Informe o período desejado para o programa efetuar a busca e importação dos lançamentos contábeis para o movimento do Livro Lalur.

- Conta Contábil: Informe o intervalo de contas que deseja efetuar a busca e importação dos lançamentos, caso não seja informada nenhuma conta, o sistema buscará todas as contas cadastradas na rotina Tabela de Contas de Integração.

- Data de geração dos lançamentos: Informe a data dos lançamentos para o Lalur.

5- Após preencher os campos, acionar o botão Importar Lançamentos, caso seja necessário cancelar a operação, o botão Cancelar Importação deve ser acionado. Caso não existam lançamentos ou a Tabela de Integração Contábil não esteja criada corretamente, ao efetuar a importação, será apresentada a seguinte tela:

6- Nesse caso, nenhum lançamento contábil foi importado para o movimento do Lalur.

Obs.: Saiba mais sobre como parametrização a Tabela de Integração acessando o conhecimento INTEGRAÇÃO CONTÁBIL - LALUR.

7- Acesse: Contábil > Livro Lalur > Processamentos > Digitação de Lançamentos

8- Por meio dessa rotina, os lançamentos da Parte A e B podem ser escriturados, alterados ou excluídos no Livro Lalur.

9- Após digitação ou importação dos lançamentos, os Cálculos para emissão do Livro Lalur poderão ser efetuados.

10- Acesse: Contábil > Livro Lalur > Processamentos > Manutenção dos Cálculos de Emissão

- Período: Existe a possibilidade de gravação de vários períodos. Depois de gravado, caso seja necessária alguma alteração, exclua o período já gravado e efetuar os cálculos novamente.

- Botão Base: Informe o valor da base negativa da CSLL.

- Botão Prejuízo: Informe a conta de controle da parte B do prejuízo a compensar.

Informações Adicionais:

O programa controla o limite de 30% do prejuízo a compensar, desde o que mesmo seja lançado na rotina através do botão Base.

A linha LUCRO LÍQUIDO ANTES DA CSLL busca da contabilidade os valores da conta informada na rotina Tabela de Contas (Campo C/ Partida de Encerramento).

As Linhas (+) Soma das Adições e (-) Soma das Exclusões são calculadas pelos lançamentos digitados ou importados da contabilidade para o Lalur. Mesmo não sendo calculadas automaticamente, podem ser digitados valores nos campos de adição, exclusão, compensação.

11- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Contas 

12- O saldo da conta definida como C/ Partida Encerramento, será transportado para a linha Lucro Líquido antes da CSLL na rotina de Manutenção dos Cálculos da Emissão, de acordo com o que for apresentado na Manutenção de Saldos.

13- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Manutenção de Saldos

14- Acesse: Contábil > Livro Lalur > Processamentos > Manutenção dos Cálculos de Emissão

15-  O saldo da conta somente é carregado para a rotina, após o encerramento do exercício social, dessa forma, caso o saldo não seja apresentado automaticamente na rotina, verifique o encerramento do exercício social.

Se utilizar a Base Negativa de Períodos Anteriores e informar o saldo de compensação, será apresentado na linha (Base Cálculo Negativa da CSLL período base anteriores).

Se o mesmo saldo lançado na Base negativa, constar na rotina Manutenção de Saldos Parte B, e o usuário informar Sim para a pergunta, o programa abrirá a janela para geração dos lançamentos referente a compensação efetuada.

- Vale lembrar que o valor da compensação limita-se em 30% da Base de Calculo da CSL.

- O lançamento será gravado na Parte B da Digitação de Lançamentos e o saldo atualizado na rotina Manutenção de Saldos Parte B, de acordo com o indicador (Débito/Crédito) definido no lançamento.

- Caso seja necessário efetuar a exclusão dos valores na Manutenção de Cálculos da Emissão, o lançamento de Prejuízo gerado deverá ser excluído, através da rotina Digitação de Lançamentos, na guia Parte B.

- Após a execução desses procedimentos, o programa esta apto para geração do Livro Lalur.

16- O Livro LALUR é composto pelas Demonstrações do Lucro Real e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, disponíveis para a emissão em três modelos, desde que os cálculos das respectivas fichas estejam efetuados no programa Manutenção dos Cálculos da Emissão. Além das demonstrações, os lançamentos das Adições / Exclusões da Parte A e Compensações da Parte B, também podem ser considerados no Livro, juntos ou individualmente, dependendo dos parâmetros marcados na tela, a serem combinados conforme a necessidade de cada empresa.

Importante : A impressão do Livro será feita de acordo com o processamento da rotina Manutenção dos Cálculos da Emissão, ou seja, se a rotina foi processada trimestralmente (01 a 03 - 04 a 06 - 07 a 09 e 10 a 12) o livro deverá ser impresso com esses intervalos. Se os cálculos foram processados de forma Anual (01 a 12) o livro deverá ser impresso com esse intervalo.

- Período: Refere-se ao mês inicial e final dos cálculos efetuados. Caso a manutenção dos cálculos não exista, será apresentada a mensagem Não há cálculos realizados para esse período.

- Modelo: São três os modelos disponíveis que podem ser selecionados, sendo modelo I (paisagem) ou modelo II / III (retrato).

- Consolidado: Após informar o código da empresa, é verificado se o mesmo corresponde à uma matriz e se possui filiais. Em caso afirmativo, é apresentada a mensagem: Considera Valores Consolidados?, para que o usuário determine se sim ou não.

- Data de Emissão: Traz automaticamente a data do sistema, podendo ser alterada pelo usuário.

- Imprimir dados do Contador: no modelo I, os dados do representante da empresa são impressos após os dados do contador e, nos modelos II e III, um ao lado do outro. Se não existir o arquivo PRGCONTADOR.BTR esse parâmetro fica desabilitado.

Defina os demais campos conforme necessidade da empresa, para conferência da movimentação no Livro Lalur.

Parte A

Parte B

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 1

Comentários