Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S212 - Como corrigir a inconsistência 300822 Número do PIS PASEP CI não classificado na Sefip

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta o usuário em como corrigir a inconsistência 300822 número do PIS/PASEP CI não classificado na SEFIP.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

A Divisão de RH somente por Departamentos, sendo Tipo Empresa/Obra, não separa os funcionários dentro das Divisões no arquivo, o que ocasiona a geração fora da ordem crescente do PIS.

1- Acesse: Social > Controle de Sócios > Manutenção de Arquivos de Sócios > Cadastro de Sócios > guia Documentos

2- Verifique se número do PIS está cadastrado corretamente. O documento cadastrado deve conter 11 dígitos.

Caso o número de PIS esteja incorreto realize a correção e gere novamente o arquivo SEFIP.
O Erro também pode ser apresentado devido a digitação incorreta do número do PIS no Cadastro, pois no Campo número do PIS não deve ser lançado ponto, traço ou espaço.

3- Acesse: Social > Controle de Autônomo > Manutenção de Arquivos de Autônomos > Cadastro de Autônomos > guia Documentos

4- As mesmas instruções para as verificações no Cadastro de Sócios devem ser observadas no Cadastro de Autônomos.

5- Verifique se número do PIS está cadastrado corretamente. O documento cadastrado deve conter 11 dígitos.

Caso o número de PIS esteja incorreto realize a correção e gere novamente o arquivo SEFIP
O Erro também pode ser apresentado devido a digitação incorreta do número do PIS no Cadastro, pois no Campo número do PIS não deve ser lançado ponto, traço ou espaço.

6- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Áreas de Recursos Humanos. 

Se a Empresa tiver Divisão de RH, deve ser analisado se o tipo de Divisão cadastrado está correto, por exemplo: Se é registrado como Empresas, Obras que tomaram serviços para a empresa ou se é apenas para Divisão de Departamentos.

Caso o motivo do Cadastro de Divisões seja apenas Departamental, ou seja, somente para divisão dos Departamentos, o Cadastro de Divisão de RH deve estar cadastrada como Normal. 


Caso o motivo do Cadastro de Divisões seja para separar a Folha de Pagamento das Empresas/Obras que tomaram serviços, deve ser analisado os Códigos de Recolhimento informados nos Cadastros de cada Cadastro de Áreas de Recursos Humanos e também no Cadastro da Empresa principal dentro da SEFIP 8.0, pois o arquivo deve ser gerado com a separação dos Funcionários por Empresa/Obra conforme exemplo abaixo:

Se o Cadastro estiver como Tipo Empresa/Obra no código de recolhimento 115, o arquivo será gerado de forma incorreta, apresentando a inconsistência 300822-PIS/PASEP/CI não Classificado na validação da SEFIP e o arquivo SEFIP.RE será gerado conforme exemplo abaixo:

7- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Emissão de Guias e Relatórios Legais > Sefip 8.0

8- Verificar Código de Recolhimento

Obs.: O erro pode ocorrer não necessariamente para o colaborador que está sendo informado no relatório, terá que investigar também o colaborador anterior e posterior ao que demonstra no arquivo, se há espaços no campo Numero de inscrição INSS, pois poderá impactar na geração do arquivo, deixando informações em desordem (então SEFIP não consegue detectar autônomo com precisão). 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 1

Comentários