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C45-Mutação do Patrimônio Líquido - DMPL

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre a emissão do relatório Mutação do Patrimônio Líquido - DMPL, incluindo as parametrizações da Tabela de Importação de Saldos, o Encerramento do Exercício Social, a Importação dos Saldos Contábeis e a Emissão do relatório

Informações Adicionais: Não se aplica 

Resolução

Importação de Saldos 

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Importação de Saldos

2- Realize a parametrização na rotina Importação de Saldos

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Campos da rotina:

- Plano de Contas: Informe o plano de contas da empresa que será realizada a importação.

- Empresa: Capo Opcional. Informar o código da empresa para a qual deverá ser utilizada a respectiva tabela de importação.

Deixando esse campo em branco, no momento do transporte, o programa considera a informação válida para todas as empresas que utilizam do mesmo plano de contas.

- Botão Inclusão de novo registro: Possibilita a inclusão dos dados das contas contábeis.

- Botão Excluir: Possui a finalidade de exclusão de todos os registros apresentados na grade.

- Botão Imprimir: Possibilita a impressão da listagem (nos formatos gráficos ou matricial) por empresa.

- Botão Pesquisar: Clicando sobre esta opção, é apresentada uma tela de pesquisa, onde é possível navegar entre os dados cadastrados.

Inclusão das contas contábeis:

Ao acionar a opção novo é apresentada a tela abaixo:

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Campos da rotina:

- Tipo: Possui a finalidade de direcionar a rotina para o qual os dados deverão ser transportados.

- Nomenclatura: Este campo é disponibilizado somente para o tipo de relatório Mutação do Patrimônio Líquido. Selecione a nomenclatura do item para o qual os dados devem ser transportados.

-  Acesso: Informe o código de acesso da conta contábil, cujo saldo deverá ser transportado.

- Linha: Informe o número da linha (conforme o programa correspondente referente ao item 2.3) para a qual o saldo da respectiva conta será transportado.

3- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento do Exercício Social

Para realizar a importação dos valores na rotina da Mutação do Patrimônio Líquido, o período deve estar encerrado.

Para maiores informações, acesse o artigo 7313 - ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO SOCIAL.

Mutação do Patrimônio Líquido

1- Acesse: Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Mutação do Patrimônio Líquido

2- Nesta rotina é possível realizar a Importação dos Saldos. Para executar clique no Menu Opções > Importação de Saldos Contábeis, que possibilita a importação dos saldos provenientes da contabilidade.

Caso o usuário não queira importar os valores, clique no botão “Incluir” na barra de ferramentas para registrar os saldos.

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Opções da Rotina: 

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- Valor Consolidado: Essa opção deve ser utilizada somente pela empresa - matriz que possuir filiais vinculadas no Cadastro de Empresas, cujos saldos tenham sido consolidados através do programa Consolidação de Movimentos. Ao habilitá-la, os lançamentos da matriz serão importados acumulados com os das respectivas filiais.

- Zerar Saldo Inicial dos Grupos: Essa opção deve ser utilizada no caso da importação não ser efetuada anualmente. Ao habilitá-la, serão disponibilizados seis campos para que sejam informados os grupos cujos saldos iniciais das contas correspondentes devem ser zerados.

- Período para Importação: Deve ser informado o período a ser considerado para a importação.

Emissão da Listagem para consulta dos valores importados:

Após gravar as informações na importação de saldos, é possível visualizar, imprimir ou gerar arquivo texto da Demonstração.

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Campos da rotina: 

- Período de Apuração: Os campos Ano I e Ano II para a emissão do relatório comparativo são opcionais, mas se forem preenchidos podem ser aleatórios (por exemplo 2017 e 2019) e os exercícios devem ser diferentes.

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Observação: Se os campos não forem preenchidos, o programa irá emitir o relatório conforme o exercício configurado (F3).

Pode ser informado o mês inicial e final em que a demonstração deve ser impressa. Caso esteja em branco o sistema automaticamente emite de 01 a 12.

Ao emitir o relatório, se a quantidade de linhas ultrapassar o limite, as informações serão apresentadas na próxima folha.

- Botão Parâmetros: Por meio deste botão é possível alterar a Razão Social sem abreviatura, efetuar o registro dos Livros Contábeis no campo Sigla do Órgão, como por exemplo: a Junta Comercial do Estado, que fornece o NIRE (Número de Identificação no Registro da Empresa), Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

- Altera Títulos: Permite a alteração e gravação dos títulos correspondentes ao Capital Realizado Atualizado, as Reservas de Capital e as Reservas de Reavaliação, de acordo com a necessidade específica de cada empresa, essa alteração é válida apenas para a impressão do relatório.

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- Numerar folhas a partir de: Deve ser informado o número da folha inicial, caso esteja seguindo uma sequência de páginas para encadernação. O programa sempre sugere o número 00001.

- Data da Emissão: Informe a data de emissão a ser apresentada no relatório. O programa sempre sugere a data atual (conforme configuração da máquina).

- Título do Relatório: É impresso o relatório de acordo com o informado no título.

- Não imprimir linhas com saldo zero: quando habilitada serão demonstradas no relatório apenas as linhas com saldos diferentes de 0,00. 

Exemplo:

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- Diminuir Tamanho de Fonte (Movimento com valores em Bilhões): o sistema diminui o tamanho da fonte devido ao valor extenso.

- Imprimir NIRE no cabeçalho: Ao habilitá-la, é impresso no cabeçalho dos relatórios, o número de registro da empresa na Junta Comercial, cartório ou Ordem do Advogados, conforme informação cadastrada na guia Geral, campo Registro - Número do Cadastro de Empresas.

- Imprimir Notas Explicativas: É efetuada a busca da nota gravada para a opção DFC ou DVA, conforme modelo de relatório selecionado do Cadastro de Notas Explicativas.

- Imprimir Termos de Reconhecimento: Ao marcar essa opção é impresso o termo de reconhecimento com as informações do contador e o representante da empresa.

- Assinatura: É possível optar por imprimir as assinaturas de Contador e Sócios ou Contador e Representante ou Sem Assinatura.

- Gerar assinatura(s) digitalizada(s): É gerada a imagem digitalizada da assinatura dos sócios ou representante, de acordo com tipo de assinatura que foi solicitada.

- Imprimir Termo de Responsabilidade: Parâmetro para emissão do termo de responsabilidade conforme legislação.

- Botão Consulta Impressões: A cada impressão efetuada, uma posição contendo informações como Data, Hora, Usuário, Exercício, Período Inicial, Período Final, Página Inicial e Página Final.

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