Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S200-Digitação de valores compensáveis no Resumo de Tributos

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre os procedimentos para digitação de valores compensáveis no Resumo de Tributos, como valores retidos por Tomadores e valores a Compensar campo 06, assim como os cálculos efetuados no Resumo após a digitação da compensação.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos Resumos > Resumo de Tributos > Guia Digitação de Valores Compensáveis. 

2- Essa opção deve ser utilizada para que sejam digitados os valores de compensações referentes a Tomadores de Serviços e/ou compensações referentes a recolhimentos indevidos ou de valores de reembolso de competências anteriores.

3- No caso Empresas que trabalham com Divisões de RH, é apresentada uma linha para cada respectiva Divisão.

4- Na grade abaixo são apresentados os valores que compõe a GPS.

5- Para a digitação dos valores de compensação, é necessário dar um duplo clique na linha desejada e o programa abrirá a tela abaixo:

- Valor retido por Tomadores: Informe o valor correspondente a Retenção de 11% destacados na Nota fiscal de serviços prestados. É possível realizar a digitação neste campo somente para divisões de RH tipo Obra ou Empresa.
 
-  Valor a compensar – Cpo 06 – Valor INSS: Nesse campo deve ser informado o valor de Compensações referente a recolhimentos indevidos ou de valores de reembolso de competências anteriores.

- Observação: Utilizado para informar qualquer tipo de observação relacionado aos valores digitados, essa informação é simplesmente para fins de consulta na própria tela
 
- Início e Final: Informe as datas de início e fim correspondente ao período em que se refere o valor de compensação. Essa data obrigatoriamente deve ser anterior à competência do resumo de tributos que está sendo processado. No caso de incorreção nessas datas será apresentado inconsistência ao validar o arquivo SEFIP.RE.

Obs.: Após gravar as informações acima, o programa permite a reimpressão do resumo de tributos. Mesmo não confirmando a impressão do resumo, os cálculos serão reprocessados.

- Botão Reembolso mês: mm/aaaa: poderão ser consultados todos os valores de reembolso gerados no resumo de tributos da competência anterior, para que os mesmos sejam compensados no resumo atual. Porém esta compensação não é feita de forma automática, devendo o usuário efetuar a digitação dos valores.

 

Exemplo de Digitação de Valores:

1- Valor retido por Tomadores, digitado R$ 80,00

 

2- Ao selecionar a opção de gravar é apresentada a mensagem abaixo:

3- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Relatório do Recibo > Folha de Pagamento

4- Ao emitir a Folha de Pagamento será demonstrado no Resumo GPS, Vlr Comp. Tomador


 

Exemplo: Valor a compensar – Cpo 06 – Valor INSS, digitado R$100,00

1- Selecionado Sim, é apresentado o Resumo de Tributos com o valor digitado - Dedução de pagamentos indevidos.

2- Ao emitir a Folha de Pagamento será demonstrado no campo Vlr. Compensável

 

Importante: Valores de Outras Entidades (Terceiros) não serão compensados

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 6

Comentários