Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

E47-Configuração da Consulta Agendada

Seguir

Sumário

Sistema: NF-e Prosoft Gerenciador

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre a configuração da consulta automática, incluindo as parametrizações para habilitar estação, definir ambiente a ser consultado e data/hora da consulta.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Importante: Para o correto funcionamento da consulta o Certificado Digital modelo A1 deve estar salvo no NFe Gerenciador e instalado na máquina que realizará consulta.
Para o modelo A3 é necessário que esteja plugado na máquina e salvo no NF-e Gerenciador.

1- Configurações > Parâmetro do Sistema > guia Consulta Automática

Para utilização da função primeiramente é necessário que a Manifestação do Destinatário esteja Ativa para a Empresa que será consultada.

Obs.: Para maiores informações, acesse o artigo 31392 - Como habilitar manifestação do destinatário.

2- Para habilitar a estação para realizar a Consulta Automática, clique no campo Executar procedimento automático nesta máquina.

Importante: É possível configurar somente em 1 máquina para realizar a Consulta Automática.

3- É apresentada uma mensagem informando que ao configurar esta máquina para consulta automática, as demais estações poderão somente visualizar a configuração, não poderão realizar a consulta, clique em Sim.

4- Na mensagem informando que a configuração foi realizada com sucesso, clique em OK.

Após habilitar a estação, é apresentada a opção para editar as configurações de Consulta Automática.

5- Clique em Editar.

- Periodicidade: Neste campo é possível configurar com qual frequência será realizado a consulta.

- Não realizar a consulta: Quando selecionado esta opção, não será realizado a Consulta Automática.

- Dia: Quando selecionado esta opção, consulta será realizada diariamente.

- Hora: Quando selecionado esta opção, consulta será realizada no horário agendado.

Quando habilitado a periodicidade por Dia(s), é necessário informar a cada quantos dias será consultado e o horário que iniciará consulta.

Importante: No dia e horário agendado para consulta o sistema deve estar fechado, caso  o sistema esteja aberto, não obedecerá essa parametrização.

6- Quando parametrizado a consulta por Hora(s), é solicitado a cada quantas horas será realizado a consulta, qual o horário que iniciará e qual o horário que irá finalizar.

Importante: No horário agendado para consulta o sistema deve estar fechado, caso  o sistema esteja aberto, não obedecerá essa parametrização.

7- Para definir quais empresas serão consultadas é necessário selecionar primeiramente qual o ambiente para consulta.

Está disponível para consulta 2 ambientes: Ambiente Nacional e Sefaz RS:

- Ambiente Nacional: Será consultado notas de entrada emitidas contra o CNPJ.

- Ambiente Sefaz RS: Será consultado notas de entrada (emitidos pelo CNPJ e autorizados pela Sefaz RS) e notas de saída (destinado ao CNPJ e autorizados pela Sefaz RS ou por qualquer outra Sefaz).

Importante: A utilização da opção: Ambiente Sefaz RS será feita apenas por Escritórios Contabéis (Contabilista, Contador), que possuam o Certificado Digital próprio, carregado em seu cadastro no NF-e Gerenciador e que possuam permissão junto a Sefaz RS para obter notas do cliente do Escritório.
Se sua empresa não está enquadrada nestas condições, utilize a opção: Ambiente Nacional.

Após selecionar o ambiente de consulta, selecione quais CNPJs serão consultados e o sistema iniciará a consulta e armazenamento de notas de acordo com as configurações realizadas.

Pode ser apresentado os seguintes status no campo Consultar?:

- Postar Cert. Digital: Este status demonstra que o CNPJ não possui Certificado Digital importado no cadastro, é necessário importação.

- Sim / Não: Estes status demonstram que o Certificado Digital está importado e dentro do período de validade, sendo possível selecionar se o CNPJ será ou não consultado (Sim ou Não).

- Licença Utilizada: Este status demonstra que o CNPJ já possui o sistema NF-e Gerenciador instalado ou foi liberado licença do NF-e Gerenciador ao CNPJ, desta forma, não será permitido consulta, visto que somente um pode consultar ou o cliente ou o Escritório, os dois não é permitido.

Obs.: Para maiores informações, acesse o artigo 31461 - ATIVAÇÃO E EXCLUSÃO DE LICENÇA DO NFE GERENCIADOR.

- Renovar Cert. Digital: Este status demonstra que o CNPJ está com certificado vencido, sendo necessário postar um novo certificado no cadastro.

8- Parametrize o Modelo de Consulta, se será realizada a pesquisa de NF-e, CT-e ou NF-e + CT-e.

9- Parametriza a consulta automática de NF-e a partir da última consulta ou dos últimos 15 dias. Na coluna Período de Pesquisa, defina se a consulta automática de NF-e deve considerar as NF-e disponíveis no ambiente nacional ou na SEFAZ RS a partir da última consulta ou dos últimos 15 dias.

10- Parametrize se o Emissor da NFe buscará as notas de Todos os emitentes, se irá Excluir nota(s) incluída(s) após última consulta ou se irá buscar Apenas notas que a empresa selecionada seja o destinatário da nota.

11- Ao final clique em Salvar.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários