Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este conhecimento tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos e as opções disponíveis para a Emissão do Livro Caixa.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Essa rotina possui a finalidade de criar as contas que serão movimentadas no Livro Caixa.
1- Acesse: Contábil > Livro Caixa > Cadastros e Tabelas > Contas
Na escrituração do Livro Caixa, muitos usuários controlam Contas Bancos, separados da Conta Caixa. Portanto, será por meio desse cadastro que o sistema irá identificar quais as contas serão movimentadas, por empresa.
- Código: Informe o código da conta a ser utilizada na escrituração dos lançamentos, por meio da rotina Digitação de Lançamentos. Esse código é livre e irá de 000 a 999.
- Descrição: Informe a descrição que irá identificar a conta no Livro Caixa.
- Tipo de Conta: Informe se a conta é do tipo Banco ou Caixa.
2- Acesse: Contábil > Livro Caixa > Cadastros e Tabelas > Categorias
Todos os tipos de entradas e saídas do caixa são designados por categorias (despesas / receitas).
Cada um tem um código de acesso reduzido e um classificador para permitir a digitação dos lançamentos, geração dos relatórios de verificação e cadastro de saldos por categoria.
O cadastro das categorias pode ser utilizado por empresa. A primeira informação a ser definida é o seu número:
- Número do Arquivo de Categorias: Ao informar determinado código pela primeira vez, o arquivo Rede://ProEmpXX/CXA/CXACATnnnn.BTR é criado automaticamente, onde o código é determinado pelo usuário.
Para cada código informado, haverá um arquivo, considerando que (XX) corresponde ao número da pasta de movimento configurada no sistema e (nnnn) ao número do código da categoria digitada.
3- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
4- Após criar e definir o código de Categorias, deve ser relacionado no Cadastro de Empresas, na guia Contábil, campo Categorias.
5- Informe um código de acesso reduzido das contas do livro caixa para cada tipo de entrada ou saída, visando agilizar a digitação dos lançamentos. A numeração deve ser informada pelo próprio usuário, no intervalo de 00001 a 99999, podendo ser utilizado aleatoriamente.
Obs.: Ao realizar alteração, o código reduzido não poderá ser modificado.
6- Acesse: Contábil > Livro Caixa > Cadastros e Tabelas > Históricos Padrões
Os Históricos Padrões são identificados por um número informado pelo usuário, que irá de 000 a 999, esses históricos agilizam a escrituração dos lançamentos contábeis.
- Código: Informe o código do histórico a ser utilizado na escrituração dos lançamentos.
- Descrição: Informe o texto do histórico que será impresso no Livro Caixa.
- Não pedir complemento na digitação: Na digitação dos lançamentos há alguns históricos que não tem necessidade de ser complementados. Para esses casos, a opção deve estar acionada.
Após alimentar o sistema com esses parâmetros, os processamentos poderão ser efetuados no Livro Caixa.
Comentários