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S191-Folha de Pagamento e Sefip para empresa com Divisão de RH Tomador

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo contém instruções de como realizar a parametrização do sistema para empresas com tomadores, incluindo Cadastro de Empresas, Cadastro de Áreas de Recursos Humanos, Parâmetros de Processamento Consolidado, Transferência Divisão de RH e Sefip

Informações Adicionais: Não se aplica 

Resolução

Cadastro de Empresas  :

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastro > Cadastro de Empresas

2- Na guia Trabalhista, sub guia Dados Básicos, selecione Resumos por Divisão de RH se deseja a impressão da folha de pagamento totalizando os valores por divisão de RH.

3- Na guia Trabalhista, sub guia Dados Básicos, realize o preenchimento dos seguintes campos:

- Tipo de SEFIP: Normal para empresas com código de recolhimento 115.

Outras opções para empresas cuja geração deverá ser por tomador de serviço, ou seja, declarando as divisões de RH tipo obra e empresa.

- Geração da SEFIP por Alocação: Caso empresa possua mais de uma alocação na mesma competência, ou seja, funcionários que trabalham em mais de um tomador dentro do mesmo mês.

Cadastro de Áreas de Recursos Humanos:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastro > Cadastro de Áreas de Recursos Humanos

Tipos de Divisão de RH:

Normal: Utilizado para indicar as divisões dos setores/seções da empresa, ou o setor administrativo das empresas, ou seja, não se trata de Empresas Tomadoras de serviços e ou Construção Civil;

- Obra: Utilizado para Indicar uma divisão que tenha a atividade de construção civil total ou parcial devidamente identificada pelo CEI;

- Empresa: Utilizado para indicar se trata de Empresa Tomadora de Serviços.

2- Selecione a empresa e clique no botão Novo

É apresentada a tela Inclusão de Divisão de RH

Exemplo:

001.000.000 - Administração

Deve corresponder à própria empresa denominada como Cedente de Mão ou Prestadora de Serviços.

Para as situações de Obras e Empresas Cedentes de mão de Obra, as divisões de RH que correspondem ao centro de custo Administrativo deverão ser cadastradas como NORMAL, pois os códigos e alíquotas oficiais para o cálculo dos impostos são extraídos do próprio cadastro de Empresas.

002.000.000 - Empresa Tomadora de Serviços

Corresponde à empresa onde os funcionários da empresa Cedente prestam serviços, identificados pelo CNPJ do tomador, NÃO pode ser utilizado o mesmo CNPJ da empresa principal. 

003.000.000 - Obra

Corresponde à obra onde os funcionários da empresa Cedente prestam serviços de construção civil, identificado pelo nº de CEI.

Parâmetros de Processamento Consolidado:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Parâmetros > Parâmetros de Processamento Consolidado

2- Guia Resumo de Tributos:

- Nível de Consolidação: Indica qual o nível de consolidação que será utilizado para o cálculo do resumo de tributos, podendo ser selecionado apenas 1 nível ou até mesmo os 3 níveis.

- Registro Totalizador Recalculado: Por meio deste campo deve ser indicado se os registros ou registro totalizador será Recalculado ou Somado.

3- Guia GPS

- Nível de Consolidação: Deve ser selecionado o nível de consolidação da GPS.

Se for selecionada a opção Nenhum o campo Imprimir GPS Totalizadora fica desabilitado e é automaticamente selecionada a opção Sim para a emissão da GPS Totalizadora. Ao solicitar a emissão da GPS, é impressa apenas uma guia com o valor total da empresa a ser recolhido.

- Imprimir GPS Totalizadora: Somente é habilitado caso tenha sido selecionado um nível de consolidação. Neste caso opte por imprimir também a GPS com o valor total da empresa. Para isto, informe Sim nesta opção.

4- Guia GFIP:

- Nível de Consolidação: Deve ser informado o nível de consolidação para a geração do arquivo da GFIP (1, 2 ou 3). É importante ressaltar que o nível selecionado para a geração da GFIP, obrigatoriamente, deve estar selecionado para o Resumo de Tributos.

- Divisão de RH Administrativa: Deve ser indicado neste campo o código da  divisão de RH que corresponda ao setor administrativo da empresa.

Transferência de Divisão de RH

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Procedimentos Auxiliares > Transferência de Divisão de RH

2- Realize a alocação dos funcionários em sua respectiva divisão. Nas divisões devem conter pelo menos um funcionário com movimentação.

Obs.: Para maiores informações, acesse o artigo 1831 - TRANSFERÊNCIA DE DIVISÃO DE RH


Cadastro de Funcionários:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Cadastro de Funcionários

Para novos funcionários, ao realizar o cadastro, pode ser selecionada a divisão de RH que o ele será alocado.

Cadastro de Sócios:

1- Acesse: Social > Controle de Sócios > Manutenção de Arquivo de Sócios > Cadastro de Sócios

2- Selecione a empresa e clique em Editar

3- Vincule os sócios na divisão de RH.

A alocação é realizada por meio do próprio cadastro.

Cadastro de Autônomos:

1- Acesse: Social > Controle de Autônomos > Manutenção de Arquivos de Autônomos > Cadastro de Autônomos

2- Selecione a empresa, clique em alterar e vincule os autônomos na divisão de RH.

A alocação é realizada por meio do próprio cadastro.

SEFIP 8.0:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Emissão de Guias e Relatórios Legais > SEFIP 8.0

2- Na guia Cadastro, sub guia Grupos, clique em Novo e inclua a empresa.

3- O código de recolhimento da GFIP é solicitado. Essa informação deve ser extraída do manual de especificações SEFIP. Observe o código para empresas com tomadores.

4- Na guia Configuração empresas, defina qual divisão de RH será gerada na GFIP. 

Apenas divisões com movimentação (recolhimento) devem ser selecionadas.

Obs.: Para maiores informações, acesse o artigo 2648 - ALOCAÇÃO DE EVENTOS 

 

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