Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

F62-Geração do Registro 0500 para Notas Fiscais de Entrada e Saída

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos para geração do registro 0500 referente às notas fiscais de Entrada e Saída para o EFD PIS/COFINS.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Para gerar o registro 0500 para as notas fiscais de Entrada e Saída siga os procedimentos abaixo:

1- Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração

2- Na escrituração da nota fiscal de Entrada ou Saída na guia Itens de Mercadoria informe o código da conta no campo Cód. CTB, que pode ser pelo número do código de acesso ou pelo classificador.

3- Caso não exista a informação do Cód. CTB no item de mercadoria, o programa irá buscar a informação no Cadastro de Produtos por meio dos campos “Conta CTB (Vendas) e Conta CTB (Compras)”, considerando respectivamente, o código informado em tais campos para os itens de mercadorias de saídas e itens de mercadorias entradas. 


Observação: O campo Cód. CTB informado tanto no item de mercadoria das notas fiscais de entradas e saídas, como no Cadastro de Produto pode ser informado de duas formas, sendo elas:
 

• Informar pelo Código de Acesso

É possível informar o código de acesso da conta contábil existente no plano de contas definido para a Empresa, com até 5 dígitos numéricos (o código de Acesso deverá ser informado sem o 6º dígito localizado após o hífen, ou seja, ao informar somente 5 dígitos), o sistema verifica se a conta com 5 dígitos existe no plano de contas e caso não exista a informação inserida deverá ser considerada como classificador.

1- Para acesso a rotina plano de contas acesse Contábil > Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas. 

2- Para acesso a rotina Cadastro de Empresa acesse Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas.

• Informar pelo Classificador

Caso a empresa não possua um plano de contas definido em seu cadastro, é possível informar por meio de um Classificador que são contas informadas que não existem no plano de contas, desta forma, caso não possua o módulo contábil é possível informar o Cód. CTB.

 

• Geração do SPED PIS/COFINS

1- Para geração do SPED acesse o caminho Fiscal > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED PIS/COFINS. 

2- Faça a parametrização da rotina e gere os arquivos.

3- O Registro 0500 é gerado no arquivo.

Dica
É possível realizar a alteração em lote do cód. CTB nos documentos fiscais já existentes, para mais informações consulte o artigo Alteração em lote da conta contábil nos documentos fiscais e itens.

Para gerar o registro 0500 para Serviços Prestados e Tomados para o EFD PIS/COFINS, consulte o artigo Geração do registro 0500 para notas de serviços. 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários