Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S243-Geração da Rais

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para a Geração da Rais, as parametrizações, geração do arquivo e a emissão da relação dos funcionários que serão apresentados na Rais.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Anuais > Geração e Manutenção - RAIS > Guia Configurar - Grupos e Empresas na RAIS

2- Ao selecionar a guia Configurar, são apresentadas as empresas ou grupos de empresas já cadastrados e para os quais serão gerados os arquivos da RAIS. Caso a empresa ou grupo não sejam apresentados, será preciso cadastrá-los.

3- Para cadastrar um Novo Grupo ou Empresa, é necessário selecionar o Botão Novo Grupo, localizado no Rodapé da Rotina.

Informações para cadastro de Empresas ou Grupos na RAIS:

- Grupo: Opção utilizada para agrupar empresas, da melhor forma que convir a estruturação definida pelo usuário. Os dados são gravados em um único arquivo RAIS para todas as empresas do grupo. As empresas que fizerem parte de um mesmo Grupo devem ter o mesmo tipo de RAIS, sendo Somente Negativa ou Somente Normal.

- Empresa: Se o tipo selecionado for Empresa, automaticamente o programa exibe o campo com a descrição empresa e habilita o botão de consulta de empresas. Opção utilizada para empresas que optarem pela geração do arquivo da RAIS de forma individual.

- Emite Relatório: Este indicador declara se ao final do processamento, será ou não impresso relatório com a lista dos funcionários considerados no arquivo.

- Inclui Comissões para o Cálculo do Salário Base: Para empregados cujo o salário é pago por comissão, deve ser informado como salário contratual a média mensal dos salários pagos no ano-base, informando a opção SIM, será considerada a média de comissões conforme os valores acumulados em Comissões na ficha financeira. Quando o funcionário receber o salário mais comissão, desde que conste na CTPS, deve ser informado o salário-base acrescido da média mensal de comissões pagas no ano-base.

- Tipo de RAIS: Ao selecionar uma das opções, exemplo Somente Negativas, o programa apresenta na grade apenas as empresas negativas e em caso de Grupo, selecione as empresas que participam do mesmo grupo.

4- Para cadastrar um Novo Grupo na RAIS, deve ser selecionada a opção Grupo. Lembrando que todas as empresas que irão compor o grupo precisam ter a parametrização para o mesmo tipo de Arquivo da RAIS.

5- As empresas que devem fazer parte do grupo de geração, devem ser selecionadas por meio da seta de inclusão.

6- Após a seleção das empresas clique no botão Gravar para salvar as informações.

7- Para cadastro individual de Empresas, deve ser selecionada a opção Empresa ao invés de Grupo.

As informações sobre a geração devem ser preenchidas de acordo com a empresa (Emite Relatório; Inclui Comissões, Tipo de RAIS, etc.).

8- Após lançamento das informações, grave-as.

As informações da empresa referente aos valores pagos a título de contribuição confederativa/ assistencial/ associativa são facultativas, caso o usuário deseje inserir estas informações no arquivo, deverá fazê-lo manualmente:

- Indicador - Sindicalizada - A empresa será considerada Sindicalizada Sim, quando existir valor de Contribuição Associativa.

- Indicador - Centralizadora - Deve ser utilizado para empresas que se responsabilizaram pelo pagamento de todo o grupo de empresas, ou empresas sem filiais e que pagou a sua contribuição. Neste caso, devem ser preenchidos os campos de valores e códigos dos sindicatos. Se informado que Centralizadora Não - Significa que é uma empresa de um grupo de empresas e não pagou as contribuições porque outra empresa do grupo centralizou o pagamento.

- CREA a ser retificado - Esta informação deve ser incluída pelo usuário, somente quando se tratar de RAIS retificadora. O número do CREA (Controle de Registro e Expedição de Arquivo) é obtido no recibo de entrega da RAIS.

9- Na guia Gerar, selecione o Ano Base para geração.

10- Selecione as empresas ou grupo que deseja gerar marcando o Check Box do campo Gerar e clique no botão Iniciar.

11- É demonstrado o aviso de geração do Arquivo, assim como a opção de geração do Relatório da RAIS. Ao selecionar a lupa, apresenta a Relação da RAIS.

12- Estes dados são gravados no arquivo de informações da RAIS.

13- O arquivo localiza-se no diretório: ?:\PROEMP??\RAIS\E0000 .

Onde?

?: Letra de Rede
PROEMP??: número da Proemp
Pasta: RAIS
E0000: Número da Empresa

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 6 de 8

Comentários