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I53-Falha ao Abrir o Arquivo GapVersão - Usuário sem Privilégios Administrativos

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos de configuração e serviço do Pervasive, liberação de portas no firewall para corrigir a falha de usuário sem privilégios administrativos ao abrir o Prosoft.

Informações Adicionais: Ao solicitar a abertura do Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP) é reportada a seguinte mensagem:

Usuário sem privilégios administrativos.
Para executar esta ação é necessário logar no Windows utilizando usuário com privilégios administrativos.
Falha ao abrir o arquivo 'Z:\Prosoft.Win\GAPVERSAO.btr': Erro não documentado. (Rotina: CriarAbrirGapVersão). 

Resolução

Este erro ocorre por divergências no funcionamento no banco de dados. Para verificação do erro é necessário verificar se o serviço do Pervasive está ativo na Estação e Servidor. A seguir os itens abordarão os possíveis geradores deste erro.


Ocorrência em todas as máquinas:

Caso o erro ocorra em todas as máquinas, inclusive no servidor, o erro está no servidor na qual o serviço do banco de dados Pervasive não está funcionamento corretamente. Para a correção execute o item B deste FAQ, a seguir.


Funcionamento da Pervasive:

1- Acesse: Menu Iniciar > Executar.

2- Digite services.msc e pressione Enter.

3- Na lista que é aberta localize Pervasive PSQL WorkGroup Engine (Para Servidores) ou Pervasive PSQL Client Engine (Para estações).

4- Caso esteja como na imagem acima, em que a coluna Status está sem o marcador Iniciado, clique com o botão direito do mouse sobre o Pervasive PSQL WorkGroup Engine (Em estações o nome será Pervasive PSQL Client Engine ) e clique em Iniciar.

Usuários Presos no Sistema:

1- Caso o erro persista, vá até o servidor e solicite que todos efetuem logoff do sistema.

2- Acesse: Menu Iniciar > Executar.

3- Digite pcc e tecle Enter.

4- Acesse a guia Tools e escolha Monitor.

5- Clique em Microkernel e escolha Active Users (Active Sessions para a versão 11).

6- Clique em Delete All Users.

7- Clique em Sim.

8- Acesse ?:\Prosoft.Win e remova os arquivos GAPCONEXAO.BTR e SELASSENTOS.BTR, caso existam (Onde "?" corresponde a unidade de mapeamento utilizado pelo GAP).


Bloqueios de Portas:

1- O erro também pode ocorrer devido a bloqueios sobre as portas de comunicação 1583 e 3351. Com isso é necessário testar sua conectividade. Para isso na estação que ocorrer o erro clique no Menu Iniciar > Executar ou então pressione Windows + Rem seu teclado. Ao abrir a tela do executar digite cmd e tecle em Enter.

2- Na prompt de comando digite telnet [nome do servidor] 3351 e tecle Enter
(Em nosso exemplo o nome do servidor é "Servidor").

3- Caso seja retornada a mensagem conforme a imagem abaixo, existe bloqueio e será necessário configurar o Firewall do Windows ou software de proteção que esteja instalado no servidor.

4- As portas 1583 e 3351 devem ser liberadas no servidor e a seu bloqueio gera este erro.

Obs.: Para maiores informações de como efetuar a liberação do Firewall do Windows, acesse os artigos:
- 1068 - Efetuar liberação de portas no Firewall do Windows 2000/XP/Server 2003/Server 2008
- 1920 - Como liberar as portas no Pervasive no Firewall do Windows 7 - Estação / Servidor.


Componentes Btrieve:

1- O erro também pode ser decorrido do Btrieve estar instalado na máquina. Para conferir abra ao Prodesk e verifique se a guia Pervasive é exibida, caso não seja exibida existe componentes ou o banco de dado Btrieve.

Obs.: Para maiores informações de como remover, acesse o artigo 231 - Como instalar o Remove Btrieve.


Softwares de Bloqueio:

1- Os softwares de antivírus também podem possuir controle de firewall que impede a comunicação entre sua máquina e o servidor. Para isso consulte o distribuidor de seu software de proteção e realize a liberação das portas TCP 1583 e 3351.


Problemas de Rede:

1- Quando há instabilidades de rede, devido a equipamentos de ativos e passivos utilizados na infraestrutura. Com isso verifique HUBs, Switches, Roteadores, Cabeamento, Interferência elétrica em cabeamento ou Interferência em Redes sem Fio.

Equipamentos que estão esquentando além do comum, ou portas que não estão suportando todo o tráfego de dados podem gerar a falha de comunicação.
Como as informações estão armazenadas no servidor, existe tráfego constante de informações entre as duas máquinas, diferentemente do tráfego de internet que é mais simples e em menor volume. Isso explica a internet funcionar em máquinas que apresentam problemas.

2- Também é necessário verificar a placa de rede da estação que gera o erro.


Usuário Administrador:

1- É necessário verificar se o usuário do Windows logado, é administrador da máquina, se for, é necessário verificar as permissões, se está com controle total nas pastas Prosoft.Win e Proemp00.

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