Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S235-Recálculo de Recibos

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos de como realizar o recálculo de recibos mensais para pagamento de diferença salarial.

Informações Adicionais: Não se aplica

Resolução

Recálculo de Recibos:

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Folha Complementar > Recálculo de Recibos

Como exemplo prático da utilidade desta rotina, podemos citar o reajuste salarial de uma determinada categoria cuja data base é 01/07/2018. Porém, o sindicato só homologa a convenção coletiva em 01/08/2018, portanto, as folhas de pagamento processadas entre este período devem ser recalculadas e as diferenças pagas aos funcionários.

2- Preencha os seguintes campos:

- Competência: Informe a competência em que irá realizar o pagamento da diferença salarial. Esta competência servirá para indicar o mês do recálculo e também em que mês deverá ser efetuado o acúmulo na ficha financeira.

- Período a ser Recalculado: O período a ser recalculado. O programa vai ler o recibo processado correspondente a cada competência, sendo que o período indicado é limitado a 48 meses.

- Salário base: Por meio do botão de pesquisa, pode ser indicado se o salário base a ser considerado para o recálculo é o indicado no cadastro de funcionários ou, então, da ficha financeira. Quando selecionada esta última opção, o programa habilitará um novo campo no qual deve ser indicado o mês e ano a ser lido da ficha financeira.

Por meio do botão Configura eventos, é possível realizar a seleção dos eventos desejados para o recálculo.

Nesta grade, serão apresentados todos os eventos que poderão ser recalculados, sendo que o programa já apresenta como padrão a seleção de todos como Sim. Pode ser feita a alteração manual do evento, para isso, clique na opção Não.

Funcionários horistas, horas do mês:

Neste campo ficarão armazenadas as horas bases de cada mês que compõem o Período a ser recalculado. Elas serão utilizadas para o cálculo de alguns eventos que necessitam da quantidade de horas bases do mês para serem calculados. Caso o campo esteja selecionado, o programa assumirá as horas bases calculadas internamente, podendo ser alterada. Para isto, basta tirar a seleção do campo.

É apresentada a tela de composição dos meses na qual poderá ser efetuada as alterações.

A quantidade de horas utilizadas para o recálculo do evento 001 - Salário Normal e 002 – DSR (H) são as que se encontram gravadas no recibo de pagamento da época.

1- Informe a empresa.

2- Após informar todos os parâmetros descritos anteriormente, o programa está pronto para iniciar o recálculo.

3- Serão apresentadas todas as competências que foram processadas, sendo que o valor apresentado em tela é o total a ser pago. Para verificar a composição deste valor, clique no campo desejado para habilitar um botão de Pesquisa.

- Horas /Dias: Neste campo é apresentada a referência do evento, sendo que a mesma é lida do recibo processado na competência.

- Competência: Neste campo é apresentado o valor do evento calculado na época do primeiro processamento.

- Atual: Neste campo é apresentado o valor do evento recalculado, considerando o novo salário.

- Total: Neste campo é apresentada a diferença entre o campo do cálculo original e o campo do reprocessamento.

Atenção!
Os eventos de faltas (rotina 7 e 8) serão recalculados e, no campo Total, será apresentada a diferença com o sinal negativo (-), pois tal valor será abatido do campo Total recálculo.
Para o cálculo do IRRF será considerado a data de pagamento do recibo.

4- Selecione o(s) funcionário(s).

5- Selecionando o campo Grava a diferença em variáveis, o recálculo é gravado automaticamente na rotina de Digitação de Variáveis para posterior leitura dos programas de Recibo Complementar ouRecibo Mensal. Uma vez selecionado o campo, é necessário informar o código do evento que será utilizado para gravação, sendo que o evento indicado tem que ser com a rotina valor e do tipo provento.

6- Selecione onde será gravada a variável, ou seja, na digitação de variáveis da Folha Complementar ou na digitação de variáveis da Folha Mensal.

7- Após confirmar as variáveis de recálculo serão gravadas.

Concluindo o procedimento de recálculo, processe o recibo para que o evento de diferença salarial seja demonstrado (recibo mensal ou complementar de acordo com a opção selecionada no campo onde será gravada a variável).

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 4 de 7

Comentários