Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C49-Parâmetros e emissão da DLPA com Exercícios Comparativos

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre a emissão da Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, incluindo as parametrizações da Tabela de Importação de Saldos, a Importação dos Saldos Contábeis e a Emissão do relatório.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastros de Empresas.

2- Informe o código do Plano de Contas e seu início de vigência na guia Contábil, sub guia Informações Gerais.

3- Acesse: Contábil> Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Importação de Saldos.

4- Informe o número do plano de contas e o código da empresa.

5- Caso deseje criar parâmetros válidos para todas as empresas que utilizem o mesmo plano de contas, o código da empresa não deve ser informado.

6- Nesta tabela serão cadastradas todas as contas contábeis que terão seus saldos apresentados na emissão da Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado.

7- Basta clicar no botão Novo e dar início a inclusão.

8- Ao clicar sobre o Botão de Novo, é apresentada a tela abaixo. Parametrize os campos necessários, conforme orientação:

- Tipo: Dem. de Lucro e Prejuízos Acumulados.

- Acesso: Informe o código de acesso da conta contábil cujo saldo deverá ser transportado.

- Linha: Informe o número da linha para a qual o saldo da respectiva conta deverá ser transportado.

9- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > DLPA com Exercícios Comparativos - IRFS.

10- Após definidos os parâmetros na Tabela de Importação de Saldos, partimos para a emissão do relatório.

11- Ao acionar a empresa pela primeira vez, é apresentada a seguinte mensagem, nela, clique em Sim. 

12- Para que os saldos contábeis sejam apresentados na DLPA, é necessário efetuar a Importação de Saldos Contábeis clicando em Opções > Importação de Saldos Contábeis. 

13- É apresentada a seguinte tela:

- Valor Consolidado: Essa opção deve ser utilizada somente pela empresa Matriz que possui filial (is) vinculadas, cujos saldos tenham sido consolidados por meio do programa Consolidação de Movimentos. Ao habilitá-la, os lançamentos da Matriz serão importados acumulados com os das respectivas filiais
 

- Zerar Saldo Inicial dos Grupos: Esse campo foi preparado para que ao ser selecionada a opção Zerar o Saldo, sempre subtraia o valor do inicial da conta e não o saldo imediatamente anterior ao do período informado. Ao habilitá-la, serão disponibilizados seis campos para que sejam informados os grupos cujos saldos iniciais das contas correspondentes deverão zerados

 

Informações Adicionais:

Ao cadastrar a tabela de importação, caso seja definido que os saldos de mais de uma conta contábil serão importados para a mesma linha da demonstração e o resultado correspondente for negativo, ele será importado zerado, uma vez que não serão aceitos valores negativos.

Antes de iniciar a importação, é verificado se há valores gravados no período solicitado e, em caso positivo, eles serão zerados
 

14- Após importar os dados, clique em Opções > Imprimir Listagem. É apresentada uma tela onde serão informados os exercícios a serem comparados e algumas opções para impressão.



Após inserir as informações solicitadas, é possível visualizar, imprimir ou gerar arquivo texto da demonstração, bastando responder aos parâmetros solicitados, após a parametrização, clique em Visualizar, onde será exibido relatório conforme parâmetros definidos na Tabela de Importação de Saldos e da Listagem de Impressão:

A opção Títulos permite a alteração dos títulos de acordo com a necessidade da empresa ou alteração da legislação vigente.


Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 5

Comentários