Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

F50-Como cadastrar produtos por empresa

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos para utilização da rotina de Cadastro de Produtos por Empresa, incluindo a parametrização dos Dados Cadastrais, Dados dos Fornecedores e Dados de Movimentação da rotina.

Informações Adicionais: A rotina tem a função de armazenar dados específicos do produto, tais como Código NCM, CST ICMS, CST PIS e COFINS etc. Os produtos por sua vez são vinculados às notas fiscais através dos itens de mercadorias e aos Mapas Resumos através do Cupom Fiscal.

Resolução

Cadastro de Produto

1- Acesse: Fiscal > Cadastros > Produtos por Empresa

2- Ao acessar rotina insira o código da empresa e o código do produto, os campos ficarão disponíveis para edição, inclusão e exclusão das informações.

Campos:

  • Código do Produto:o sistema irá aceitar até 20 caracteres podendo ser letras e números.
  • Descrição do Produto:na Empresa irá ser aceito descrição livre do produto de até 80 posições.

 

DADOS CADASTRAIS

Nessa guia são apresentadas as principais informações dos produtos.

  • Data do Cadastro: Corresponde à data do cadastramento do produto na empresa, como padrão assume a data da máquina, podendo ser alterada.

  • Grupo de Produtos:Nesse campo deverá informar o grupo a qual pertence o produto. Os grupos apresentados nesse campo são cadastrados pela rotina Fiscal/ Tabelas/ Grupos de Produtos.

  • Unidade de Medida: Corresponde a unidade de medida do produto e são cadastradas pela rotina Fiscal/ Tabelas/ Unidades de Medidas.

  • Unidade Padrão:Irá inserir informações neste campo quando a movimentação de produtos se refere aos arquivos magnéticos específicos como DNF e DIEF SISIF (CE). São cadastradas pela rotina Fiscal/ Tabelas/ Unidades de Medida Padrão.
  • Código de Barras EAN: Irá preencher com códigos de barras do produto.

  • NCM Classificação Fiscal:Preencher com o código NCM produto e para consultar clicar no botão pesquisar ou em (F12) do teclado. Irá buscar informações dos códigos cadastrados pela rotina Fiscal/ Tabelas/ Códigos NCM.

  • Tipo p/ DIF: As informações desse campo serão utilizadas para a geração da DIF Bebidas e DIF Papel Imune, onde será cadastrado o tipo de produto para geração do arquivo magnético DIF.

  • Código DIF/ SRF: Esta opção irá trabalhar em conjunto com o campo “Tipo p/ DIF”, devendo ser preenchido com o código da descrição do produto para a DIF Papel Imune, este campo somente precisará ser informado quando o Tipo p/ DIF for L-Publicações, P-Papel e S-Sobras.
    Cadastrar os códigos conforme Tabela de Produtos da DNF Anexo II.

  • Incentivo Fiscal: Identifica os produtos com Incentivo Fiscal. Utilizado especificamente para empresas estabelecidas no Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Mato Grosso do Sul – Geração do arquivo Sintegra registro 88. Na digitação dos itens de mercadorias das notas fiscais, se o produto informado tiver incentivo fiscal, automaticamente o campo “Gera Registro 88”, estará marcado.

  • Tipo do Produto:  Preencher o campo tipo do produto quando o mesmo ser Outros, Insumos, Envasados, Combustível/ Solvente, Hortifrutículas, Gado e Subprodutos, Sisal e Agropecuários.

  • Código Insumos: Irá habilitar quando for selecionado o tipo de produto é Insumos ou Envasados. Realizar preenchimento conforme tabela de Insumos estabelecida para Declaração da DIF – Bebidas ou Tabela de Produtos da DNF quando o tipo for envasado.

  • Capacidade Recipiente:Só irá ser habilitado quando o Tipo de Produtos for Outros, Insumos ou Envasados. Inserir no campo a capacidade do recipiente conforme estabelecido para geração dos arquivos magnéticos DIF e DNF.

  • Código Prod. Cred Rural:Necessário preenchimento desse campo para geração do arquivo E-CRED Rural.

  • Código Sefaz:Somente será habilitado quando o Tipo de Produto for Combustível/ Solvente. Irá mostrar lista estabelecida na Portaria CAT 95, utilizado para geração do arquivo magnético GRF CTB (Estado de São Paulo).

Espécie para DNF 

  • Código p/ DNF: Este campo é utilizado na geração do Registro Tipo 1, campo Código do produto, do arquivo magnético “DNF”. Preencher conforme definido na Tabela de Produtos da DNF Anexo I e II.

  • Espécie p/ DNF:lista os códigos cadastrados através da opção “Espécie DNF” da Barra de Ferramentas, que tenham sido cadastrados com o mesmo N.C.M-Classificação Fiscal do Produto que está sendo editado ou cadastrado.

  • Cadastro Espécie p/ DNF
     

 

Guia Impostos/Contribuições

Quadro ICMS

As informações desse quadro representam a tributação do produto quando ao ICMS e serão consideradas na digitação e geração do Livro Inventário e geração de arquivos magnéticos.

  • Alíquota: Preencher com alíquota de ICMS referente ao produto.

  • Redução de Base:  Preencher com o percentual de redução de base de cálculo atribuído ao produto quanto ao ICMS. Este campo será utilizado na digitação do livro de inventário, onde o valor total do produto é reduzido pelo percentual informado neste campo e aplicado a alíquota de ICMS para determinar o valor do ICMS recuperável para fins do imposto de renda.

  • CST: Código de Situação Tributária do Produto.

  • Sujeito a Substituição Tributária: Marcar essa opção quando o referido produto for sujeito a Substituição Tributária de ICMS.

  • Base de Cálculo:somente irá ser habilitado quando a opção “Sujeito a Sub. Tributária” estiver marcada. Deverá ser preenchido com o valor unitário da base de cálculo do ICMS na Substituição Tributária.

  • Classe de Recolhimento Pis/Cofins: Informar com a classe de recolhimento que represente a tributação do PIS e do COFINS para o produto. As classes apresentadas nesse campo são provenientes do cadastro efetuado através da rotina Fiscal/ Tabelas/ Classe de Recolhimento Pis/Cofins.

 

Quadro IPI

Os dados desse quadro representam as informações de tributação de IPI e serão consideradas na geração de arquivos magnéticos. 

  • Selo de Controle (SPED Tab.4.5.2): Informar o selo de controle para produtos sujeitos ao selo de controle, conforme Tabela item 4.5.2 do ATO COTEPE nº 09 de 18 de abril de 2008. Utilizado para a geração do registro C177 do arquivo SPED Fiscal. Os itens apresentados neste campo são provenientes da Tabela 054 – [452] Selo de Controle – IPI cadastrada na rotina Tabelas/ Tabelas Fiscais para Arquivos Magnéticos/ Tabelas Fiscais - SPED.
  • Classe de Enquadramento (SPED Tab. 4.5.1): Informar a classe de enquadramento do IPI para os produtos cuja forma de tributação do IPI é fixada em reais e feita de acordo com a classe conforme Tabela item 4.5.1 do ATO COTEPE nº 09 de 18 de abril de 2008. Utilizado para a geração do registro C178 do arquivo SPED Fiscal. Os itens apresentados neste campo são provenientes da Tabela 053 – [451] Classe de Enquadramento do IPI cadastrada na rotina Tabelas/ Tabelas Fiscais para Arquivos Magnéticos/ Tabelas Fiscais - SPED.

  • p/Unid.Padrão Tribut.:Preencher com o Valor por Unidade Padrão de tributação para os produtos cuja forma de tributação do IPI é fixada em reais e feita de acordo com a classe informada no campo anterior. Utilizado para a geração do registro C178 do arquivo SPED Fiscal.

  • Cód.EX – TIPI: Preencher com o Código de Exceção de NCM, de acordo com aTabela de Incidência do Imposto de Produtos Industrializados (TIPI), com 4 posições. 
  • % IPI: Preencher com o percentual de tributação (alíquota) do produto quanto ao IPI.

 

 Guia CEST

 

Guia Dados SPED

Apresenta informações referentes ao arquivo magnético Sped Fiscal.

  • Tipo do Item:Deverá ser informado o Tipo do Item aplicável ao produto de acordo com sua destinação. Os itens apresentados correspondem aos válidos para o arquivo Sped Fiscal e será utilizado na geração do registro 0200.

  • Conta CTB (Inventário) – Cód. Acesso (5 díg) ou Classificador (Até 60 díg.): Informar o código da conta ou classificador contábil para geração do registro H010 (Inventário), campo 10 COD_CTA do arquivo SPED Fiscal.

 

Sub-guia Medicamentos

As informações dessa aba irão ser apresentadas para o Registro C173 do arquivo Sped Fiscal.

 

  • Referência da base de cálculo: Indicador do Tipo de Referência da Base de Cálculo do ICMS ST do produto farmacêutico.

  • Tipo de Produto (Medicamento): Preencher com o Tipo de Produto sendo este medicamento.

  • Preço Tabelado ou Máximo: Preencher o Valor do preço tabelado ou máximo para o produto sendo este medicamento.

 

Sub-guia Comunicação

Dados que serão utilizados para a geração do registro D510 e D610 do arquivo SPED Fiscal, ou seja, a prestação de serviços com comunicação e telecomunicação tributadas por ICMS deverão ser cadastradas como produto para assim serem registrados nas notas fiscais como itens de mercadorias.

  • Código de Classificação Itens de Comunicação (Tab. 4.4.1):Informar o código de Classificação do serviço com Comunicação e Telecomunicação que sejam tributados pelo ICMS, conforme Tabela item 4.4.1 do ATO COTEPE nº 09, de 18 de abril de 2008. Os itens apresentados neste campo são provenientes da Tabela 057 – [441] Classe de Enquadramento do IPI cadastrada na rotina Tabelas/ Tabelas Fiscais para Arquivos Magnéticos/ Tabelas Fiscais – SPED.

  • Tipo de Receita Sped Fiscal:  Informar o Tipo de Receita correspondente ao serviço de comunicação e telecomunicação correspondente ao campo IND_REC do Sped Fiscal.

  • Tipo de Receita Sped Pis/Cofins: Refere as informações do Registro D600 do Sped Pis/Cofins onde será preenchido o campo IND_REC.

 

  • Sub-guia Energia Elétrica

Dados que serão utilizados para a geração do registro C510 e C610 do arquivo SPED Fiscal, ou seja, a prestação de serviços com Energia Elétrica tributados por ICMS deverá ser cadastrada como produto para assim serem registrados nas notas fiscais como itens de mercadorias.

 

  • Código de Classificação Itens de Comunicação (Tab. 4.4.1): Informar o código de Classificação do serviço com Energia Elétrica que sejam tributados pelo ICMS, conforme Tabela item 4.4.1 do ATO COTEPE nº 09, de 18 de abril de 2008. Os itens apresentados neste campo são provenientes da Tabela 057 – [441] Classe de Enquadramento do IPI cadastrada na rotina Tabelas/ Tabelas Fiscais para Arquivos Magnéticos/ Tabelas Fiscais - SPED.

  • Tipo de Receita: Informar o Tipo de Receita correspondente ao serviço com Energia Elétrica. 

 

Sub-guia Veículos

Dado que será utilizado para a geração do registro C175 do arquivo SPED Fiscal.


  • Número do Chassi:Preencher com o número do Chassi quando o produto for veículo.

  • Sub-guia Combustível/Solvente

Dado que será utilizado para a geração do registro 0206 do arquivo SPED Fiscal.

  • ANP – Código de Produto (Tabela 12 SIMP):  Habilitado somente quando o Tipo de Produto é Combustível/ Solvente. Informar o código de combustível, conforme tabela publicada pela ANP.

 

Guia Sped PIS/COFINS

Para adaptar o programa de cadastro de produtos a geração do arquivo SPED Fiscal e arquivo SPED PIS/COFINS.

 

Grupo / Marca Comercial – REFRI (Bebidas Frias) - Dec.6707/08

  • Tabela: É um campo numérico de até 2 caracteres.
  • Grupo:Também é um campo numérico onde aceita informações somente de números e inseri até 2 caracteres.

  • Marca Comercial:Campo alfanumérico de até 60 caracteres.

  • Natureza da Receita: Campo numérico que aceita até 4 caracteres onde será preenchido para os produtos que terão que informar Natureza da Receita para o Sped Pis/Cofins se clicar no ícone   irá mostrar informações de quais códigos são aceitos.

  • CFOP Saída Cupom Fiscal: Campo numérico que aceita até 4 caracteres será inserido informação para os produtos informados no Registro M 400 e M800 onde é feito o relacionamento do CFOP de saída do Cupom Fiscal.
  • Conta CTB (Vendas) e (Compras) – Cód. Acesso (5 dig.) ou classifica (até 60 dig.) :
    -Tamanho do campo 60
    -Grava o que está informado no campo mais a palavra “Classificador: [Código digito no campo], ex.: Classificador: 5584565
    -Se o código informado no campo existir no plano de contas será apresentado o nome da conta, na caixa de texto ao lado direito. E será gravado no campo o código cadastrado no campo.

 

Guia SPED PIS/COFINS CST e Tab. De Códigos

Nessa guia será inserido o CST Pis/Cofins de Saída e Entrada para o mesmo produto.

Contendo informações nessa aba poderá ser utilizada a rotina de Gravação de Campos Sped Pis/Cofins que irá buscar informações desses campos para preencher a aba Pis/Cofins dos itens de mercadorias da escrituração disponível na rotina Fiscal/ Rotinas Auxiliares/ Gravação de Campos Sped Pis/Cofins.

Para situação de Mapa Resumo os itens dos cupons irão buscar as informações de CST PIS/COFINS respectivamente desses campos do cadastro de produtos por empresa.

 

DADOS FORNECEDORES

Responsável por armazenar os dados do produto na visão do fornecedor, ou seja, demonstrar a qual fornecedor o produto foi adquirido, unidade de medida e fator de conversão, pois nem sempre a mesma unidade que é compra é vendida. Esses dados são importantes para agilizar a geração de arquivos magnéticos, onde a escrituração da nota fiscal de entrada é feita conforme dados da nota do fornecedor, porém o arquivo precisa ser preenchido com os dados do contribuinte. Existindo as informações aqui gravadas, na geração do arquivo serão processados os dados do produto na empresa e não os dados do fornecedor, mesmo que na escrituração dos itens de mercadorias tenham sido informados os dados segundo fornecedor.

 

  • CNPJ/ CPF do Fornecedor:Informe o número do CPF ou CNPJ do fornecedor.
    Consultar fornecedores da empresa utilizar tecla F11
    Consultar todos os terceiros cadastrados utilizar tecla F12.

 

  • Código do Produto do Fornecedor: Informe neste campo o código do produto utilizado pela empresa que o forneceu, ou seja, visão do fornecedor.

 

  • Sigla Unidade:Informe neste campo a unidade de medida utilizada pelo fornecedor. Vale lembrar que, este campo somente deve ser preenchido quando a unidade de medida do fornecedor foi diferente da unidade de medida utilizada pela empresa.

    Exemplo:
    Compra-se 1 Caixa com 12 unidades, porém é vendido por unidade.
    Neste caso a Sigla Unidade do fornecedor é Caixa e a do produto na empresa é Unidade.
     As unidades apresentadas neste campo são provenientes do cadastro efetuado em: Tabelas/ Unidades de Medidas; 

  • Descrição Unidade de Medida do Fornecedor: Preencher com a Descrição referente à Sigla da Unidade informada no campo anterior;
  • Fator de Conversão: Preencher o fator cuja unidade de medida precisará ser convertida para a geração dos arquivos magnéticos, quando o produto que será processado no arquivo, foi escriturado com base nos dados do fornecedor.

 

DADOS DE MOVIMENTAÇÃO

Responsável por armazenar os dados referentes à movimentação do produto, tais como entrada, saída, ICMS Recup., e saldo.

 

Saldo Inicial 

  • Data: Preencher com a data do saldo inicial.

  • Valor: Preencher com o valor do saldo existente na data informada no campo anterior.

 

Movimentação

  • Totais Exercícios: Quando essa opção estiver marcada a movimentação no grid será apresentada de forma anual.

  • Acumulado Mensal:Quando essa opção estiver selecionada a movimentação no grid será apresentada de forma mensal. Automaticamente ficará habilitado o campo “Exercício” para que seja informado qual ano deseja ser consultado no qual será apresentado no grid

Exercício: Habilitado somente quando estiver marcada a opção “Acumulado Mensal”. Informar o ano que deseja consultar movimentação.
A movimentação do produto corresponde às informações obtidas por meio de escrituração das notas fiscais com itens de mercadorias e digitação do RCPE. Caso os saldos apresentados não correspondam com o real, estando todos os lançamentos de notas fiscais e RCPE, efetuar a recuperação dos saldos, a fim de atualizar os cálculos através da rotina RCPE localizada em Livro de Inventário/ RCPE/ RCPE/ Recupera Saldos.

 

Consulta dos Produtos

A Consulta de Produtos é realizada a partir do botão Localizar na barra de ferramentas.

Parâmetro de pesquisa por filtro

A pesquisa pode ser parametrizada através dos campos de filtros existentes, facilitando a sim a pesquisa dos produtos.
Campos de filtro:
- Código do Produto;
- Grupo;
- Tipo;
- Classe PIS/ COFINS;
- Código N.C.M;
- Dt. Cadastro;
Caso nenhum campo de filtro for informado ao pesquisar serão listados todos os produtos cadastrados para a empresa.

Observação: O tempo que leva para apresentar o resultado da pesquisa está diretamente ligado com a quantidade de produtos que serão carregados no grid.

Opções de Atalho

Após realizar pesquisa e clicar com botão direito do mouse no grid serão apresentadas as seguintes opções:

 

  • Alteração de campo em bloco: Altera um campo especifico em vários produtos ao mesmo tempo.

Ao acionar a opção o sistema carrega a seguinte tela:

 

 

  • Selecione o campo do Cadastro de Produto que deseja efetuar alteração em bloco: Informe o campo irá receber a nova informação.

  • Qual a nova informação para o campo selecionado?:Informe qual será a informação a ser preenchida no campo selecionado no campo acima.

    • Somente atualizar os produtos onde o campo esteja sem informação:

    • Marcada: Preenche o campo quando o mesmo estiver em branco.

    • Desmarcada: Preenche o campo se o mesmo estiver em branco ou não.

    • Observação:Referente a opção Alteração de campo em bloco:
      Processa somente alteração do campo “NCM-Classificação Fiscal”.
      Serão processados/ alterados os produtos que estiverem selecionados (em azul), na tela de pesquisa (Localizar).

  • Editar registros: Edita produto selecionado. Mesma função realizada pelo botão Editar da barra de ferramentas.

  • Copiar para outra empresa:Copia produto selecionado para outra empresa. Mesma função realizada pelo botão Copiar da barra de ferramentas.

  • Remover os cadastros:Remove produto selecionado. Mesma função realizada pelo botão Remover da barra de ferramentas.

 

Cópia de Produtos para outra (s) Empresa (s)

A Cópia de Produtos será realizada a partir da Barra de Ferramentas botão Copiar. Essa opção tem por finalidade efetuar a cópia do cadastro de produtos de uma empresa para outra.

 

 

  • Cópia de Produtos por Seleção na consulta: Na tela de consulta de produtos, realizar pesquisa, selecionar os produtos que deseja copiar para outra empresa e acionar a opção “Copiar”. Serão copiados somente os produtos selecionados.

  • Cópia de Todos os Produtos: Somente acionar a opção “Copiar sem selecionar produtos na tela de consulta. Serão copiados todos os produtos cadastrados para a empresa.

  • Exibir somente filiais:Marcar quando deseja que sejam listadas somente as filiais ou a matriz da empresa. (A Opção virá automaticamente marcada quando a empresa ativa for matriz ou filial. Essa opção poderá ser desmarcada).

  • Regravar se o produto já existir na empresa de destino:Marcar quando o produto que será copiado já existe na empresa de destino.
    - No processamento será regravado o produto que existir com o mesmo código.
    - Todos os dados serão regravados, ou seja, as alterações realizadas no produto da empresa destino, antes da regravação, serão descartadas.

 

Impressão do Relatório do Cadastro de Produtos

A Impressão do Relatório será realizada a partir do Menu Ferramentas/ Imprimir ou Barra de Ferramentas botão Imprimir.

 

Imprimir Relatório conforme:

  • Seleção da Tela de Consulta: Imprime os produtos selecionados na tela de consulta após pesquisa/ consulta de produtos efetuada. Se não existir produtos selecionados na pesquisa a opção ficará desabilitada.

  • Todos os Produtos do Cadastro: Imprime todos os produtos cadastrados para a empresa.

  • Tipo de Relatório:
    Selecionar o Tipo do Relatório que será impresso, sendo:
  • Simples Listagem –Imprime Código do Produto, Descrição e Unidade Medida.

  • Detalhamento dos Campos – Imprime Código do Produto, Descrição, Grupo, Código NCM, Data Cadastro, %IPI, %ICMS, CST, Unidade de Medida, Código de Barras EAN, Classe de Recolhimento PIS e COFINS, Tipo de Produto, Código Insumo, Capacidade Recipiente, Espécie para DNF.

Ordenado por:
Definem a ordem que os produtos serão impressos no relatório, com as opções:
- Código de Produto;
- Descrição;

Inserir novo produto

Poder ser acionado na Manutenção do Cadastro de Produtos e na Consulta dos Produtos.

Edita produto

Selecionado na tela de pesquisa/ consulta de produtos. Habilitado somente quando estiver na tela de consulta.

 

Excluir

Remover produtos que estão selecionados, caso esteja na tela de consulta ou aquele que está sendo editado, caso esteja na tela de Manutenção do Cadastro de Produtos.
 

Salvar

Habilitado somente na tela de Manutenção do Cadastro de Produtos.

Cancelar

Cancela operação que está sendo realizada.

 

 

Alteração em lote

Através dessa rotina é realizada a alteração em lote dos produtos.

 

Próximo Registro

Apresentadas na tela de Manutenção do Cadastro de Produtos quando forem carregados produtos a partir da consulta.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 1

Comentários