Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

F48-Como corrigir mensagem SQL State 08001 SQL Error Code 17 Server Inexistente ou Acesso Negado

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como orientar o usuário em como proceder quando ao acessar o Analisador Fiscal apresentar a mensagem "Houve um erro durante a abertura da base de dados ou outros processos iniciais da importação. Contate o distribuidor regional informando o erro abaixo:

SQL State: 08001, SQL Error Code: 17

[DBNETLIB][ConnectionOpen (Connect().]SQL Server inexistente ou acesso negado

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução:

A situação ocorre em dois momentos:
• Quando o serviço do SQL Server estiver parado na configuração dos Serviços do Windows.
• Quando o servidor informado no Microsoft SQL Server Management Studio Express for diferente do informado nas configurações do arquivo ProANF_conexao.ini.

Importante: Os procedimentos que iremos realizar a seguir deverão ser realizados diretamente do servidor com todos fora do ANALISADOR FISCAL.


Serviços:

1- Acesse: Prosoft.win > PrANF > SIN

2- Clique com o botão direito no arquivo ProANF_conexao.ini > Abrir com > Bloco de notas

3- Anote o nome da instância.

4- Acesse o menu Iniciar do Windows, digite sql server configuration.

5- Deve aparecer a opção SQL Server 2014b Configuration Manager.

6- Procure o serviço SQL Server + (Nome da instancia), verifique se está sem status ou com status Em pausa

7- Se o serviço estiver parado, clique com o botão direito e selecione a opção Iniciar.

8- Caso esteja iniciado, clique no botão Reiniciar

9- O status deve estar como Em execução.

Obs.: Caso do SQL não inicie, verifique o log de eventos do Windows pois, pode trata-se de um erro no SQL e é preciso a abertura de uma solicitação de reinstalação para a área serviços.
Se ocorrer somente nas estações, verifique as portas 1433 e 1434


Microsoft SQL Server Management Studio Express:

1- Acesse o menu iniciar, digite management e selecione SQL Server 2014 Management Studio

2- Depois de logar no SQL, verifique se o servidor informado está igual ao nome ou IP informado no arquivo ProANF_conexao.ini, conforme demonstrado no passo 2 de Serviços

Renomear Arquivo ProANF_conexao.ini:

1- Acesse: ? :\prosoft.win\pranf\sin

2- Caso o nome do servidor esteja diferente entre o arquivo e o Microsoft SQL Server Management Studio Express, renomeie o arquivo ProANF_conexao.ini, após renomear ao acessar o Analisador o sistema cria um novo arquivo automaticamente, porém deve ser realizada a configuração inicial.

Obs.: Para maiores informações, acesse o artigo 415 - CONFIGURAÇÃO INICIAL DE ACESSO AO ANALISADOR FISCAL
Caso após estes procedimentos o erro persistir somente nas estações, solicite ao técnico de informática de sua empresa que verifique as portas de Firewall.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 3

Comentários