Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C44-Encerramento do Exercício Social

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos para o Encerramento do Exercício Social, de forma mensal, trimestral, semestral ou anual, procedimentos para o Bloqueio de Período, Relação de Filiais e Consolidação do Movimento, Análise da Base de Dados e Transporte de Saldos para o próximo período.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros  > Cadastro de Empresas. 

2- Acesse a guia Contábil Indicadores e verifique a Apuração do Resultado da Empresa, onde temos a opção de Anual, Trimestral, Mensal e Semestral.


2 - Por meio do indicador Transporte do Resultado de Período, será necessário definir se deseja ou não que o sistema transporte automaticamente o resultado do período solicitado em tela para o passivo, sem a necessidade de escriturar um lançamento contábil.

Caso esteja na opção Através de Lançamentos, o valor referente ao resultado do período deverá ser efetuado manualmente por meio da rotina Digitação dos Lançamentos no Módulo Contábil. 

Cadastro de Empresas

Para realizar o encerramento do exercício:

1- Acesse:  Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

2- Clique na guia Contábil > Indicadores > Apuração do Resultado, informe a forma de apuração, sendo eles:

Mensal: São habilitados os 12 meses do exercício na tela, onde o usuário poderá habilitar Marcar Todos para que todos os meses sejam habilitados simultaneamente.

Trimestral: São habilitados os quatro trimestres do exercício na tela, onde o usuário poderá habilitar Marcar Todos para que todos os trimestres sejam habilitados simultaneamente.

Semestral: São habilitados os dois semestres do exercício na tela, onde o usuário poderá habilitar Marcar Todos para que todos os semestres sejam habilitados simultaneamente.

Anual: É habilitado o ano na tela.

Encerramento do Exercício Social 

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento do Exercício Social

2- Informe a empresa 

A data é carregada automaticamente com o último dia do período, podendo ser alterada conforme necessidade da empresa.

Para encerramento onde a empresa não teve situações especiais, marque os períodos que serão encerrados normalmente em "Períodos".

mceclip1.png

Os botões de funcionalidade da rotina são:

mceclip3.png

Bloqueio de Meses: Para garantir mais segurança ao movimento contábil da empresa, esta funcionalidade permite bloquear os meses que já foram finalizados, evitando, assim, a inclusão de novos lançamentos ou a alteração / exclusão dos lançamentos existentes, sem a necessidade de realizar o Encerramento do Exercício Social.

 

Filiais: Caso a empresa possua filiais, o botão Consultar Filiais será habilitado.

3- Clique sobre ele para visualizar quais são as filiais da empresa selecionada.

Quando a empresa possui filiais com movimento, a rotina já a considerará como parte integrante do encerramento, ou seja, fará o Encerramento do Exercício também para as filiais, no entanto, se desejar encerrar as filiais individualmente, basta desmarcar as filiais que não quiser encerrar.

 4- Ao clicar realizar o encerramento será apresentada a mensagem a seguir:

5- Após encerrar o movimento será apresentada a mensagem se deseja realizar a Consolidação dos Saldos, no qual ao clicar em sim será aberta a tela para realizar o procedimento.

O sistema vai informar que a consolidação foi efetuada com sucesso.

Para mais informações, consulte:

C58- Processo de Consolidação de Movimento 

Análise da Base: A análise da Base de Dados consiste em uma pré-validação de possíveis inconsistências que podem existir nos movimentos e que venham impactar no Encerramento do Exercício e posteriormente na geração do SPED Contábil.

Para mais informações, consulte:

C537-Como realizar a análise da base de dados no encerramento do exercício social

Visualizar resultado da análise: Ao concluir a Análise da Base de Dados, será apresentada a validação realizada na base, onde, tendo sido encontrado algum tipo de divergência, esta será apresentada por meio das mensagens em lote, podendo ser impresso o relatório da Análise Realizada.

Relatório de Lançamentos de Encerramento: Após encerrar o exercício, é possível visualizar os lançamentos de encerramento que foram gerados para o período. 

mceclip8.png

6- Informar os grupos de resultado cujas contas contábeis correspondentes deverão possuir seu saldo final zerado, após a geração dos lançamentos de encerramento.

mceclip4.png

7- Ao habilitar a opção Gerar Lançamentos de Estoque, os valores de estoques existentes no programa   Digitação de Estoques no período do encerramentotambém serão transferidos automaticamente para a conta de resultado (ou c/partida de encerramento), essa opção estará disponível apenas para as empresas que possuírem valores de estoques gravados no programa Digitação de Estoques. 

mceclip5.png

 Ao realizar os encerramento do exercício, será demonstrado 3 ícones:

  • Visualizar encerramento: Após encerrar um período, é possível visualizar os lançamentos de encerramento que foram gerados para o período, clicando na lupa.

  • Excluir Encerramento: Quando um período estiver encerrado e for necessário cancelar/excluir este encerramento, clique no botão de exclusão habilitado em conformidade ao período encerrado para que o encerramento possa ser excluído/cancelado.

mceclip9.png

  • Período Bloqueado/Desbloqueado: Ao encerrar o período, será possível bloquear automaticamente o período encerrado. Caso seja confirmado este bloqueio, a rotina bloqueará o período e apresentará o período como bloqueado, se o período não for bloqueado, este estará representado com o cadeado aberto.

mceclip6.png

Para debloquear clique no ícone: 

mceclip10.png

A funcionalidade Transportar Saldos para o Próximo Exercício, permite transportar o saldo final das contas contábeis dos grupos Ativo e Passivo para um novo exercício. Também pode ser executado a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias, inclusive se a escrituração contábil no novo exercício já tiver sido iniciada. 

Após selecionar a empresa serão habilitados as seguintes opções:

• Unidade da Pasta de Movimento do Novo Exercício: Ao clicar sobre o botão de pesquisa, serão apresentadas todas as unidades (da máquina e da rede) disponíveis. Selecione aquela para a qual os saldos finais estão sendo destinados. Após efetuar o transporte, caso já existam saldos iniciais gravados no exercício de destino, os mesmos serão sobrepostos pelos saldos vindos do exercício de origem. 

mceclip7.png

• Transporta Saldo Final Zerado: Ao habilitar essa opção, as contas contábeis existentes no exercício de origem, cujo saldo final esteja zeradotambém serão transportadas para o exercício de destino. Caso já existam saldos iniciais gravados no exercício de destino, serão sobrepostos pelos saldos zerados vindos do exercício de origem. 

• Transporta Saldos Convertidos: Essa opção será apresentada somente para as empresas que possuírem saldos contábeis convertidos para outras moedas. Ao habilitá-la, os mesmos também serão transportados para o exercício de destino. Caso os saldos tenham sido convertidos para mais de uma moeda no exercício de origem, todos os mesmos serão transportados, ou seja, não será possível selecionar uma moeda específica. 

Para mais informações, consulte:

C540-Transporte anual de saldos

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 5 de 10

Comentários