Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C30-Integração Fiscal Online - Entradas e Saídas

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os parâmetros para a geração da Integração Fiscal on-line referentes às Notas fiscais de Entrada e Saída no Cadastro de Empresas, Criação do CLI, Parâmetros do Módulo Fiscal, vínculo do CLI a nota fiscal escriturada, lançamentos integrados à contabilidade.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Cadastro de Empresas

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastro > Cadastro de Empresas

2- Clique em Fiscal > Estadual, habilitar a opção Integração Fiscal Online.

3- Clique em Contábil > Informações Gerais verificar o Plano de Contas.

4- Clique em Contábil > Indicadorese no campo "Integração?", habilitar a opção Sim, caso contrário indica que a empresa não efetua nenhum tipo de integração.

 

Lançamentos para Integração

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamentos para Integração

É através dessa rotina que o usuário irá definir quais valores deverão ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos.

Ao acessar a rotina, a seguinte tela será apresentada: onde o usuário deverá informar o Plano de Contas, o Sistema Livros Fiscais e Processar. 

2- Para iniciar a criação dos Códigos de Lançamentos de Integração (CLI) é necessário acionar o botão NOVO

Para maiores informações, acesse:

C29 - Criação da Tabela de Lançamentos para Integração

 

Módulo Fiscal

Contábil > Contabilidade > Integração> Módulo Fiscal 

Os parâmetros podem ser cadastrados empresa por empresa ou geral para todas as empresas. Para parametrizar empresa por empresa, deve informar o Código da Empresa a ser parametrizada e os parâmetros de acordo com a necessidade. Para parametrizar utilizando o mesmo parâmetro para todas as empresas, no processo de Parâmetros, deve teclar [Enter] sobre o campo para informar o Código da Empresa que será apresentado com descrição Todas as Empresas.

Escrituração

Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração
 

Caso o acesso à escrituração seja efetuado com ano de movimento diferente do movimento contábil, será apresentada a mensagem abaixo, solicitando ao usuário a correta configuração das pastas de movimento. Como os dados são salvos simultaneamente, ambos os sistemas (Contábil e Fiscal) devem estar no mesmo exercício, evitando assim a gravação de lançamentos em exercício incorreto.

No campo Int.Ctb deverá ser informado o CLI, o código será apresentado de acordo com o CFOP informado na nota. Acionando a tecla [F12] serão apresentados os CLI´S disponíveis para cada CFOP.

O preenchimento da Nota Fiscal permanece o mesmo, pois para integração Fiscal Online o programa irá lançar no movimento contábil as informações existentes na nota e que estiverem previamente determinadas no CLI.

Digitação dos Lançamentos

Contábil > Contabilidade > Processamentos > Digitação dos Lançamentos

Os Lançamentos serão apresentados no movimento contábil de acordo com a parametrização indicada e a definição das contas na Tabela de Lançamentos de Integração. Acionando o botão "I" podemos consultar a origem do lançamento (Operador), a data e a hora em que ele foi gerado.

Os lançamentos provenientes da Integração Online têm um registro interno que indica sua origem "INTOL", dessa forma, caso o usuário tente alterar ou excluir um lançamento que tenha esse indicador a mensagem abaixo é apresentada: 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 2

Comentários