Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos quando ao abrir o sistema apresenta: Falha Imprevista na rotina VerificarVersões Número: 3012
Falha ao abrir o arquivo?:\prosoft.win\gapversão.btr;
Erro não documentado. (Rotina CriarAbrirGapVersão)
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Caso a falha ocorra também no servidor execute os procedimentos do tópico: Iniciar ou Reiniciar o serviço do Pervasive.
Caso a falha ocorra somente nas estações, execute os procedimentos do tópico: Verificação nas estações
Iniciar ou Reiniciar o serviço do Pervasive.
1- Acesse: Iniciar \ Executar e digite “services.msc”e pressione [Enter].
2- Selecione o serviço do Pervasivee clique em Iniciar.
Caso ocorra erro ao iniciar o serviço do banco siga o procedimento do artigo ERRO 1053 OU 8591 AO INICIAR O SERVIÇO DO PERVASIVE.
Erro 3012 apenas nas Estações
Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adotada pela empresa.
Teste de Conexão com o servidor
No servidor, realize um teste de ping com a estação.
1- Clique em Iniciar / Executardigite CMD clique no botão OK.
2- Na janela do Prompt de comando, digite ping -4 + o nome do servidor.
Exemplo: ping -4 maq-097
Verifique o IP que foi retornado, corresponde ao endereço correto.
Arquivo Hosts
Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adota pela empresa.
Para verificar:
Como editar o arquivo Hosts, consulte o artigo Como editar o arquivo Hosts
Liberar Portas do Pervasive no servidor e estação, consulte o artigo Como liberar portas do pervasive no firewall do windows 2000/xp/server 2003/server 2008
Como liberar portas do Pervasive no windows 7
1- Acesse Iniciar > Executar e digite “cmd” e clique em OK, caso não seja apresentada a opção Executarpressione no teclado as teclas Windows + R.
2- Digite o seguinte comando:
Em nosso exemplo o nome do servidor é maq-014
telnet [nome_do_servidor] 3351e pressione Enter
O mesmo procedimento tem que ser realizado também para a porta 1583
3- telnet [nome_do_servidor] 1583e pressione Enter
Caso seja apresentada a tela abaixo, a conexão está funcionando normalmente.
Caso seja apresentado mensagem de falha de conexão conforme tela abaixo é necessário entrar em contato com o responsável de TI da empresa para liberação de portas no firewall ou Proxy existente na empresa, conforme o item Liberar Portas do Pervasive no servidor e estação
Configuração Pervasive estação
1- Acesse: Menu Iniciar / Executar / PCC e clique em Configure Microkernel Router
2- Na guia Access> Desmarque a opção Use Local MicroKernel Engine e Gateway Durabilit
3- Clique em Apply e depois OK
Comentários