Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S174-Conferência de valores da DIRF e Ficha Financeira

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstradas as instruções de como conferir os valores declarados na DIRF a partir do acumulo na ficha financeira.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Manutenção da Ficha Financeira 

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Manutenção da Ficha Financeira 

2- Após o encerramento mensal, os valores calculados nos recibos serão acumulados na Ficha Financeira

Saiba mais sobre acúmulo dos eventos na ficha financeira acessando o artigo S270- Como realizar o Encerramento Mensal

mceclip0.png

3- Os valores considerados para geração da DIRF serão extraídos da aba Informe de Rendimentos, considerando os Valores Mensais, Valores de 13º Salário, Valores de Férias e Valores PLR.

  • Valores Mensais: Os valores mensais serão acumulados de acordo com os recibos de pagamento do mês. 

Para empresas cujo pagamento seja em regime de caixa, ou seja, pagamentos efetuados no 5º dia útil do mês subsequente, a composição do rendimento tributável será a Base de IRRF do mês anterior + o valor de adiantamento do mês atual. Inclusive, o valor de IRRF é a soma dos valores de IRRF descontado no recibo de adiantamento + o valor de IRRF descontado no recibo de pagamento Mensal.

  • Valores de 13º salário: Os valores de 13º salário, serão acumulados na ficha financeira apenas em ocasião dos acumulados da competência em que foi processado o recibo de 2ª. Parcela do 13º salário.
  • Valores Férias: Os valores referentes a férias, são acumulados de acordo com o pagamento e não a competência que o recibo foi processado.
  • Valores PLR: Os valores de PLR serão acumulados de acordo com o mês/ano de pagamento e a data de crédito informados na rotina Participação de Lucros/Digitação.

Geração e Manutenção - DIRF

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Emissão de Guias e Relatórios Legais > DIRF > Geração e Manutenção – DIRF.

2- Após gerar o arquivo com um duplo clique sobre a empresa é possível visualizar os funcionários, sócios e autônomos importados.

3- Para verificar os valores e realizar a manutenção clique duas vezes sobre o funcionário, sócio ou autônomo.

mceclip1.png

4- Serão apresentados os valores acumulados na ficha financeira do ano base da geração da DIRF.

  • Rend. Mensal: Corresponde a todos os valores que durante o exercício tiveram incidência de IRRF. Considera-se a somatória da coluna Rend. Tributável aba valores mensais + Rend. Tributável aba valores 13º salário + Rend. Tributável aba valores férias.
  • Imp. de Renda: Corresponde ao valor descontado utilizando os eventos de IRRF. Considera-se a somatória da coluna Imp. de Renda aba valores mensais + Imp. de Renda aba valores 13º salário + Imp. de Renda aba valores férias. 
  • Previd. Oficial: Corresponde ao valor descontado utilizando os eventos de INSS. Considera-se a somatória da coluna Outras Deduções aba valores mensais + Outras Deduções aba valores 13º salário + Outras Deduções aba valores férias.
  • Dependentes: Corresponde ao valor do Dependente utilizado para dedução do IRRF. Considera-se a somatória da coluna Ded. Dependentes aba valores mensais + Ded. Dependentes aba valores 13º salário + Ded. Dependentes aba valores férias.
  • Pens. Alimentícia: Corresponde ao valor de pensão alimentícia descontada do funcionário. Considera-se a somatória da coluna Pensão Judicial aba valores mensais + Pensão Judicial aba valores 13º salário + Pensão Judicial aba valores férias.
  • Previd. Privada: Corresponde ao valor descontado do funcionário a título de previdência privada. É considerado o valor da coluna Previd. Privada da aba valores mensais. 
  • Ajuda de Custo: Corresponde ao valor pago a título de ajuda de custo. É considerado o valor da coluna Diária e Aj. de Custo da aba valores mensais.
  • Abono Pecuniário: Corresponde ao valor das férias convertidas em abono (soma do abono + 1/3 do abono). É considerado o valor da coluna Abono Pecuniário da aba valores Férias. O valor é apresentado no mês de pagamento das férias.
  • Isentos Outros: Corresponde aos valores sem tributação de IRRF acumulados na coluna Rend. Não Tribut. Da aba valores mensais + Rend. Não Tribut. da aba valores férias.
  • Lucro Distribuído (Isentos): Corresponde ao valor pago a sócios e autônomos a título de lucro distribuído.
  • Rescisão: Corresponde ao valor de aviso prévio pago na quitação. É considerado o valor da coluna Aviso Prévio a aba valores mensais.
  • Informações Complementares: Corresponde ao valor do desconto de assistência média e odontológica.

Considera-se a somatória da coluna Assist. Odontológica e Assist. Médica aba valores mensais + Assist. Odontológica e Assist. Médica aba valores férias.

  • O valor pago de Participação de Lucros será apresentado com o código de receita 3562 separado dos rendimentos mensais.

Considera-se os valores acumulados na aba Valores PLR.

mceclip2.png

Em caso de valores de PLR em mais de uma competência, na DIRF o valor será apresentado no último mês que houve o pagamento de PLR.

ART 14 - § 8º, no caso de pagamento de participação nos lucros ou resultados PLR deverão ser informados o valor total pago durante o ano-calendário, os valores das deduções utilizadas para reduzir a base de cálculo dessa participação e o respectivo IRRF. 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 3

Comentários