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I31-Erro 107703 - A Conexão com o Servidor de Licenciamento Falhou

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos ao tentar acessar o Prosoft, ocorre: Não foi possível acessar o GAP (Gerenciador de Aplicativos Prosoft). Não foi possível ativar o serviço de Prosoft Licenciamento. Referência/Erro: 21600276 / 107703.

Informações Adicionais: A situação ocorre, quando o serviço do Prosoft licenciamento não encontra o caminho correto do servidor no registro, ou o serviço não está iniciado para comunicar online no servidor.

Caso tenha dúvidas sobre como realizar este procedimento, por favor, solicite auxílio ao seu técnico de informática.

Resolução

1- Acesse o menu iniciar digite "services.msc" 

2- Localize o serviço do Prosoft licenciamento e verificar se o mesmo esta iniciado, caso não esteja clicar com o botão direito do mouse e 'Iniciar'

Caso ocorra o erro 1058 ao iniciar o serviço, realizar os processos abaixo:

• Se o Erro ocorre no servidor

Para a correção desta falha execute os procedimentos do conhecimento 15254- Reiniciar o Prosoft Licenciamento.

• Corrigir a UNC do Servidor 

Para corrigir a UNC no ambiente mono usuário verifique o procedimento do conhecimento 152 - COMO VERIFICAR A CHAVE UNC - AMBIENTE MONOUSUÁRIO

Para corrigi a UNC no ambiente Muti Usuário verifique o procedimento do conhecimento 158 - COMO VERIFICAR A CHAVE UNC - AMBIENTE MULTIUSUÁRIO

• Se o erro ocorre nas estações

Reinicie o serviço do Prosoft Licenciamento no SERVIDOR

• Comunicação entre estação e servidor

1- Acesse o menu Iniciar > Executar

2- Digite CMD e clique em [Ok].

Realize testes de comunicação entre a estação e o servidor:

3- No Prompt de Comando digite ping nome do servidor e tecle Enter

4- Verifique se a comunicação ocorre normalmente.

5- Prompt de Comando digite ping IP do servidor e tecle Enter

6- Verifique se a comunicação ocorre normalmente conforme exemplo abaixo:

7- Verifique se as portas 80 ou 8080 estão liberadas no firewall.

Atenção! As portas devem estar liberadas tanto nas estações como no servidor.
Obs.: Alguns aplicativos, como o Team Viewer, utilizam a porta 80 e isso pode bloquear a comunicação do Prosoft Licenciamento, fazendo com que o erro ocorra nas estações.

• Verificar a chave UNC nas estações:

1- Clique no menu Iniciar > Executar

2- Digite “regedit” e tecle Enter

Para Windows 32 bits: Hkey_Local_Machine\Software\Prosoft\DIR_P

Para Windows 64 bits: Hkey_Local_Machine\Software\WowNode3264\Prosoft\DIR_P

Nas estações, dentro da subpasta DIR_P deve existir apenas uma chave: (Padrão)

A chave UNC deve existir apenas no servidor, caso alguma estação possua a chave UNC, solicite ao seu técnico de informática que exclua somente esta chave.

Caso exista a chave UNC nas estações:

1- Clique com o botão direito do mouse sobre a chave

2- Clique na opção “Excluir”

3- Reinicie o serviço do Prosoft Licenciamento

4- Desative o antivírus temporariamente para que possa verificar se o mesmo esta barrando a conexão.

Obs.: Verificar se no antivírus possui algum firewall, que possa bloquear a comunicação entre serviço e estação para reconhecer o serviço licenciamento.

5- Clique sobre a pasta Prolic.

Para Windows 64 Bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Prosoft\ProLic

Para Windows 32 bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Prosoft\ProLic

6- Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista siga para o próximo passo. 

• Definindo o servidor de licenciamento

Caso seja solicitado nome ou endereço IP e porta do servidor de licenciamento, informar os dados e realizar novos testes.

Exemplo: substituir localhost:80, por nome do servidor:80

Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista siga para o próximo passo.

• Verificando o Log de eventos no Servidor

1- No servidor, solicite ao TI da empresa que acesse o menu Iniciar

2- Clique com o botão direito do mouse sobre a opção Computador e escolha a opção Gerenciar:

No Windows Server 2008, é necessário adicionar pelo MMC, consulte o ID 3464, que demonstra como adicionar o console.

3- Na janela Gerenciamento do Computador acesse: Visualizador de eventos > Logs de Aplicativos e Serviços > Prosoft Licenciamento Log

4- Verifique a última falha apresentada do Log

5- Caso o erro retornado apresente o código 8007007e, indica que pode haver problemas nos componentes utilizados pelo Prosoft. para solucionar falhas de componentes siga os seguintes procedimentos:

Realize a instalação do instalador de componentes conforme conhecimento 5487 - Instalação de Componentes - Versão 5

Caso a falha persista force a cópia e registro de componentes conforme conhecimento 1010 - Como utilizar e ferramenta de atualização de componentes por máquina

6- Clique com o botão direito do mouse sobre a opção Prosoft Licenciamento Log e escolha a opção Limpar Log:

7- Será exibida a seguinte frase: Você pode salvar o conteúdo deste log antes de limpá-lo. Clique em Salvar e Limpar.

8- Salve o Log na área de trabalho com o nome PROLIC_LOG

9- Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista verifique novamente o log do Windows.

• Casos em que o erro ocorre somente na estação

1- Desative o firewall do servidor e da estação.

2- Verifique se o Domínio da estação está no mesmo Domínio do servidor, através das Propriedades do "Meu Computador".

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