Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

S171-Envio das Empresas sem movimento ao eSocial

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta sobre o envio das empresas que não possuem movimento para o eSocial. 

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

• Quais são as Informações a serem prestadas na situação “Sem Movimento”?

A situação “Sem Movimento” para o empregador/contribuinte/órgão público só ocorrerá quando não houver informação a ser enviada para o grupo de eventos periódicos S-1200 a S-1280 para a empresa toda. Neste caso, o empregador/contribuinte/órgão público enviará o “S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos” como "sem movimento" na primeira competência do ano em que esta situação ocorrer. Caso a situação sem movimento da empresa persista nos anos seguintes, o empregador/contribuinte deverá repetir este procedimento na competência janeiro de cada ano, exceto para empregador pessoa física, cuja informação é facultativa.

Caso a empresa possua um ou mais estabelecimentos com movimento, não deverá ser enviada a situação sem movimento no evento S-1299, conforme descrito acima.

Em razão de legislação específica, o Microempreendedor individual - MEI que não tem empregado está dispensado de enviar o evento S-1299, com a informação “sem movimento”, seja na primeira competência, seja no mês de janeiro de cada ano.

Todavia, caso o MEI tenha empregado e termine a relação contratual com este, deverá transmitir o evento S-1299, preenchendo o campo

{compSemMovto}

com o mês seguinte a tal fato, não sendo necessário repetir esse procedimento em janeiro dos anos posteriores, caso a situação se mantenha.

Os obrigados ao eSocial, que no início da utilização não tiverem empregados, nem quaisquer fatos geradores de contribuição previdenciária, nem de imposto de renda para informar, com exceção do MEI, devem enviar, durante a implementação progressiva do eSocial, o evento S-1000 na primeira fase de envio dos eventos e o evento S-1299 sem movimento na primeira competência em que o envio dos eventos periódicos se tornar obrigatório.

• Como devo enviar uma filial sem movimento?

Não existe filial "sem movimento". Esta situação ocorre apenas quando a empresa toda não possuir informações a serem enviadas nos eventos S-1200 a S-1280.

Fontehttps://portal.esocial.gov.br/institucional/ambiente-de-producao-empresas/perguntas-frequentes-producao-empresas-e-producao-restrita#04---eventos-de-tabela--eventos-n-o-peri-dicos--eventos-peri-dicos

Gerenciador:

1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador

Observação: Caso houver alguma retificação na tabela de eventos, para que não seja transmitido o evento S-1010 para essa empresa que está sem movimento, recomendamos informar que a fase de entrega dos eventos eSocial não esteja ativa conforme ilustração abaixo:

mceclip0.png

A seleção Fase Ativa deve permanecer desmarcada:

mceclip1.png

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 11 de 16

Comentários