Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C29-Criação da Tabela de Lançamentos para Integração

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os parâmetros para a inclusão, alteração e exclusão dos Códigos de Lançamentos para Integração (CLI).

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Lançamentos para Integração

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamentos para Integração

É através dessa rotina que o usuário irá definir quais valores devem ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos.

Deverá indicar o plano de contas utilizado pela empresa. Para cada plano de contas, deverá ser criada uma tabela. Ao inserir pela primeira vez o código de Plano de Contas, será apresentada a mensagem: “Tabela de Códigos Contábeis de integração CTBTABINTxxxx.BTR não exsite. Deseja criar?”, que deverá ser respondida de forma afirmativa.

2- Informe o sistema

3- Após a definição do Sistema, para iniciar a criação dos Códigos de Lançamentos de Integração (CLI) é necessário acionar o botão NOVO:

Será apresentada a tela de inclusão "Dados Lançamento", no qual serão feitas as inclusões dos CLI´s, de acordo com a necessidade de cada empresa. Alguns campos são apresentados conforme o Sistema selecionado na tela Lançamentos.

Exemplo: Livros Fiscais

4- Deverão ser informados os itens abaixo, conforme necessidade das empresas:

Rotina de Integração: Ao clicar sobre a pesquisa (seta) de integração, será apresentada a lista com todas as opções para integração: 

  • Notas Fiscais:Escrituração das Notas fiscais de Entradas e Saídas
  • Imposto:Impostos calculados na rotina da Consulta de Apuração, que serão integrados separados da nota
  • Mapa Resumo ECF:Cupom Fiscal
  • CIAP:Escrituração de Bens
  • Serviços:Serviços Prestados
  • Guias de Recolhimento:Utilizar o item quando a baixa da guia de recolhimento com integração contábil não for automática
  • Serviço PJ/PJ:Serviços Tomados
  • Contas a Pagar e a Receber:Duplicatas
  • Ocorrências:Ocorrências de ICMS, Substituição Tributária e IPI
  • CF-e SAT:Serão integrados os valores constantes no CF-e SAT 

Tipo: Neste campo deverá ser informado o C.F.O.P, caso exista, ou um número de identificação para a escrituração Fiscal.

Classificador: campo opcional. Através do mesmo o usuário poderá determinar o destino contábil de cada C.F.O.P., conforme o exemplo: Observe que foram definidos dois classificadores diferentes, sendo um para compras à vista e outro para compras à prazo. Os mesmos deverão ser informados durante a escrituração da nota fiscal, no campo correspondente, para que ao efetuar a integração, o programa possa identificar o destino de cada lançamento. A definição de tais classificadores deverá ficar a critério do usuário, podendo ser utilizado o intervalo de 0000 a 9999.

Descrição: Deverá ser informado um título para facilitar a identificação do C.L.I. sendo que o mesmo não exercerá nenhuma influência sobre a integração.  

Exemplo: Notas Fiscais de Entrada.

5- Selecione a opção “Adicionar Valor” (+). Por meio deste botão é possível desmembrar os valores que compõem a nota fiscal, permitindo que cada um deles possa ser vinculado a um lançamento contábil, conforme critério de cada usuário. 

Todos os tipos de valores apresentados referem se a campos da rotina Escrituração Fiscal, desta forma, deverá verificar o campo que deseja integrar.

Após selecionar o tipo de valor, basta informar os códigos de acesso das contas contábeis devedoras e credoras, os c/custos correspondentes (se houver) e o histórico dos lançamentos. Para os livros fiscais, o c/custo poderá ser informado individualmente em cada código de acesso, desde que este possua referência opcional ou obrigatória aos mesmos.

6- Clique em Salvar

7- Os lançamentos de integração cadastrados serão apresentados no grid Dados Lançamentos, clicar em salvar novamente.

 

Exclusão/ Inclusão /Alteração de um Item do Código de Integração - CLI

1- Selecione o código desejado e dê um duplo clique. Será aberta a tela de dados do lançamento.

2- Clique em Excluir Valor (-) se deseja remover um tipo de valor ou se para incluir clique em Incluir Valor (+).

3- Para alteração, basta dar um duplo clique no valor desejado. Após clique sobre a opção salvar para concluir a operação.

Exclusão do código de Integração

Para excluir um código de integração:

1- Selecione o código desejado na tela principal

2- Tecle “Delete” e confirme a exclusão.
 

Demais Sistemas

Para os demais sistemas como Cálculo do IRPJ, Controle de Autônomos, Controle de Locação, Controle de Sócios, Folha de Pagamento, Lançamentos Livres, Tributos e Tributos - Serviços Prestados PJ/PJ:

1- Informe o Plano de Contas

2- Selecione o sistema desejado

3- Clique em Processar e em seguida no botão Novo para que seja apresentada a tela Dados Lançamento.

Os campos da rotina são:

  • Cód. Lançam.: poderá ser utilizado conforme desejado. Porém sugerimos que para o Sistema Folha de Pagamento seja cadastrado de acordo com a Tabela de Eventos (Social).
  • Centro de Custo: o campo ficará habilitado para os seguintes Sistemas: Controle de Autônomos, Controle de Sócios, Folha de Pagamento e Controle de Tributos. Caso não seja informado o centro de custo, o sistema irá automaticamente apresentar o código 00000.  
  • Conta Débito, Conta Crédito e Histórico: Informe o código de acesso da conta contábil devedora e credora cadastrada no plano de contas selecionado, assim como o código do histórico cadastrado na Tabela de Históricos Padrões.

Os demais sistemas, possuem os mesmos campos, que são: Cod. Lançam. Centro de Custo, Conta Débito, Conta Crédito e Histórico. 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 4 de 8

Comentários