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S153-Sincronia dos status dos eventos do eSocial

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Problemas de sincronia dos status dos eventos do eSocial.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

No processo de comunicação com o ambiente do eSocial, no qual o evento que está na base de dados do Sistema Prosoft deve se comunicar com o ambiente externo (SERPRO), podem existir eventuais falhas de comunicação conforme segue:

  • Comunicação do integrador com o próprio banco de dados;
  • Comunicação com o ambiente externo (nuvem);
  • Chamada de componentes para atualização;
  • Serviço não está em execução;
  • Questões relacionadas à segurança para gravação dos registros.

Nesse contexto, podem ocasionar falhas no fluxo de transmissão dos eventos, visto que os status dos eventos podem ficar incompatíveis entre os ambientes (atualizado na nuvem e no Sistema Prosoft ainda consta com status de devolução) impactando na conclusão do processo de entrega.

Para solucionar essa questão disponibilizamos a nova opção: Sincronizar status dos eventos

Acesse a rotina: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento > Ferramentas

Ao acionar a nova rotina informe:

  • Código da empresa: Poderá selecionar a empresa que estiverem configuradas no gerenciador do eSocial.
  • Período: Informar o período para a sincronia, conforme a data de envio do evento.

Observação: Para não interferir nos eventos recentes que estão em processo de transmissão, a sincronização dos status 2 e 3 não localizados no integrador serão realizados apenas para os eventos que possuírem a data anterior ao período final informado.

  • Ambiente: Para a sincronia serão considerados os eventos no ambiente que está configurado no Painel de Monitoramento.

Serão realizados os seguintes controles:

  • Evento no SQL com status (2, 3, 4 e 10), o sincronismo irá comparar com o status identificado na nuvem, se houver divergência prevalece o status identificado na nuvem.
  • Quando localizar evento com status 2 e 3 no SQL e este não existir no integrador, vamos alterar o status para 4 e informar ao usuário a situação do evento.

 

Atenção! A sincronia dos eventos não trata a questão de eventos parados na nuvem por outros motivos diferentes da Sincronização.

Exemplo:

Status da nuvem igual ao do SQL, porém parados por estar aguardando o evento de precedência (Ex: eventos enviados para nuvem como alteração, sem antes enviar a inclusão).

Problemas no Integrador status 01 (O evento ainda não foi para nuvem).

 

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